Conecte-se conosco

Estado

Ao lado do presidente, Caiado lança megaprojeto de revitalização do Araguaia

Publicado

em

Com um discurso de união do setor produtivo e ambientalistas, o governador Ronaldo Caiado (DEM) lançou nesta quarta-feira, 5, em Aragarças (GO), o maior projeto de recuperação de um rio em termos de extensão das águas.

Foi um evento marcante para a região, que é simbólica na política brasileira.

Aragarças é simbólica: foi construída pela Expedição Roncador-Xingu (1942-1943) e Fundação Brasil Central (1943-1967). Está contextualizada dentro do movimento Marcha para o Oeste, que se iniciou no governo de Getúlio Vargas.

O projeto “Juntos pelo Araguaia” teve a presença do presidente Jair Bolsonaro, ministros, bancada federal de Goiás, deputado estaduais, prefeitos e de governadores de Goiás, Mato Grosso e Tocantins.

O governador goiano fez a defesa do rio durante seu discurso: “Obrigado, presidente: o senhor determinou a parceria conosco nesta revitalização do Araguaia. Chamou o ministro Onyx e imediatamente determinou: ‘Vamos fazer a parceria com o Governo de Goiás e Mato Grosso! Vai servir de exemplo para outros lugares do mundo’. Temos hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, o maior projeto instalado de recuperação de um rio. É maior não só para recuperar bacias de um rio. No mundo todo não um projeto com esta extensão de mais de 10 mil hectares, que abrange as nascestes do Araguaia e suas cabeceiras”.

Caiado e Bolsonaro em coletiva para a imprensa: presidente usou camisa do Goiás, mas respeita todos clubes goianos

Serão investidos inicialmente R$ 500 milhões na recuperação de margens, cabeceiras e ações de conscientização, além de saneamento básico.

Caiado alertou que o “roubo de dinheiro de saneamento básico” é um primeiros fatores a ameaçar o rio Araguaia.

Antes da realização do evento, o próprio governador vistoriou as águas do rio e praias: Caiado e ministros lançaram nesta quarta-feira, 5, projeto de revitalização do rio (Foto: Divulgação)

Durante o evento, o cantor Chitãozinho se comprometeu a representar a integração do homem do campo com a natureza, na defesa das nascentes do manancial cantado em verso e prosa.

Caiado agradeceu as ações de Jair Bolsonaro para Goiás enfrentar a situação de calamidade financeira  e relatou que ele abraçou projeto imediatamente:  “Obrigado, presidente! O senhor nos possibilitou que expandíssemos os leitos do Materno Infantil em um momento crítico para Goiás”.

Caiado disse que a junção de todos em torno do Araguaia será lembrada pelas gerações futuras: “Esse rio une Goiás ao Mato Grosso e Tocantins e o Tocantins ao Pará. E ontem, o Helder Barbalho, governador do Pará, pediu para que eu falasse também em nome dele sobre a importância deste evento”.

Caiado ressaltou que Bolsonaro retoma sua popularidade na segunda visita aos goianos: “Encerro numa alegria enorme: não tem nada mais gratificante para o cirurgião do que ver o paciente mostrando a cicatriz e dizendo que está recuperado. Dizendo ‘…estou voltando a minha vida’. Então, presidente, o que o senhor recebeu hoje foi isso: nesse sol escaldante, milhares dizendo ‘mito-mito-mito!’, reafirmando a esperança. E essa esperança o senhor levantou na campanha e vai manter firme!”

Em seu discurso, Bolsonaro lembrou da amizade que tem com Caiado desde a década de 1980 e relatou que seu governo não prejudicará quem produz: “Não vamos criar dificuldades para vender facilidades!”.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas