Conecte-se conosco

Capital

Candidatura de Maguito em Goiânia é especulação

Publicado

em

Reportagem do jornal “Diário da Manhã” publicada nesta quarta-feira, 6, que trata de possível candidatura do ex-governador Maguito Vilela (MDB) para a Prefeitura de Goiânia é ainda apenas conjectura.

Em jornalismo político, a conjectura significa uma possibilidade dentre várias outras.

A “Folha de S Paulo” nomeia a notícia conjectural sem fonte clara de “balão de ensaio”: “Jargão jornalístico para caracterizar informação propositadamente vazada a fim de verificar de antemão possíveis efeitos de uma determinada medida”.

No caso da “Folha”, quando se tem certeza de que trata-se de um balão de ensaio, ela explica isso para o leitor.

A informação não traz aspas de Maguito ou confirmação de emedebistas mas mexeu com o meio político goiano. Caso seja candidato, Maguito deverá necessariamente ter que passar pela anuência do prefeito Iris Rezende (MDB), maior liderança do partido em Goiás.

O atual prefeito de Goiânia Iris Rezende prepara o lançamento de um pacote de grandes obras e pode ser, de fato, o candidato do grupo na Capital.

Mas a reportagem do DM especula ainda a candidatura de Maguito a prefeito de Senador Canedo ou mesmo Aparecida de Goiânia.

ESTRATÉGIA

O fato é que o MDB começa a articular uma estratégia: com o PSDB em coma, a partir da degradação do grupo marconista, a legenda pode assumir a liderança no número de prefeituras em 2020.

E dentro desta macroestratégia existiria outra de partido: tomar toda a região metropolitana goiana. Ou seja, eleger emedebistas em Goiânia, Aparecida e Senador Canedo.

Caso Iris realmente não dispute a reeleição, Maguito é um dos nomes mais fortes e consolidados pela experiência.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas