Conecte-se conosco

Estado

Darrot anuncia encontros, mas crise paralisa PSDB

Publicado

em

O prefeito de Trindade, Jânio Darrot, tem um desafio pela frente: apaziguar o PSDB e ao mesmo tempo eleger seu sucessor.

A missão dada ao empresário não é tarefa fácil, pois os grupos de tucanos de Catalão, o ex-deputado federal Giuseppe Vecci e lideranças do Entorno do Distrito Federal se revelariam nos bastidores insatisfeitos com os caminhos da legenda.

O PSDB permanece em crise diante dos resultados negativos de outubro do ano passado. Soma-se a perda de credibilidade e votos nas urnas, o desgaste das prisões dos cardeais, denúncias e investigações contra gestores públicos do ninho.

No Brasil, o partido também enfrenta crise, com a tentativa de expulsão dos tucanos envolvidos na prática de crimes. A presença de ex-governadores denunciados e investigados prejudica as pretensões do partido tentar voltar a ser protagonista nacionalmente – fato que incomoda, principalmente, João Dória e Bruno Covas.

A não eleição do sucessor significaria a troca de Darrot do comando do partido e o consequente congelamento de sua pré-candidatura ao governo, em 2022.

O marconismo seria a principal preocupação de parte dos insatisfeitos, uma vez que a manutenção desta força no comando aproximaria cada vez mais o PSDB goiano do comportamento do PT nacional, submetido a Lula, ainda que preso.

Um deputado tucano afirma para o portal Goyaz que vai aguardar as eleições municipais para decidir se permanece na legenda.

O tempo curto fez com que Jânio Darrot apresentasse na segunda-feira, 5, um cronograma de encontros. A legenda precisa de ações para se organizar.

O presidente do PSDB planejou 26 encontros que serão realizados às sextas-feiras e sábados. No interior, a legenda pretende abrir o leque de perfis: “Estamos em busca de lideranças tanto em assentamentos como em sindicatos rurais”, diz Darrot.

A meta de Darrot é lançar candidatos em todos municípios.

DESAFIO

O principal desafio do prefeito, entretanto, é vencer em seu próprio município. Caso o grupo da deputada federal Flávia Moraes consiga estabilizar uma candidatura, as pretensões de Darrot estão ameaçadas.

Já existem pesquisas internas que mostram a própria Flávia com 40% das intenções de voto no município, o que é natural, já que com oito anos de mandato a tendência é exaurir o ciclo tucano no município.

Flávia pode indicar o marido George Morais, médico e principal responsável por suas vitórias eleitorais, para voltar ao comando do município.

O temor entre alguns tucanos é que tanto a energia quanto os recursos financeiros do partido (fundo partidário e eleitoral) se concentrem excessivamente nos projetos de Darrot, deixando o PSDB sem condições de disputar em igualdades de condições em outros municípios.

Auxiliares de Darrot afirmam que dificilmente a legenda será prejudicada por projetos pessoais do prefeito (ele deseja ser candidato ao governo em 2022), que “saberia separar bem as coisas”.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Legislação histórica de Goiás ganha destaque e novo espaço, que reúne os atos e documentos que marcaram a vida dos goianos em um só lugar

Em iniciativa inédita, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Casa Civil, passou a disponibilizar nesta quinta-feira, dia 12, um hotsite especial com conteúdo que destaca a legislação histórica do nosso Estado

Publicado

em

A Secretaria da Casa Civil do Governo de goiás lança um novo componente, elaborado em parceria pelas áreas de Tecnologia da Informação e de Legislação,  que concentra os atos oficiais que marcaram a formação institucional do Estado, o desenvolvimento e as mudanças sociais, possibilitando que os cidadãos conheçam as leis goianas a partir do ano de 1822.

Entre outros documentos, o novo ambiente concentra as cinco versões que já estiveram em vigor da Constituição Estadual de Goiás, as estruturas administrativas do Estado no passado e a criação e organização de comarcas judiciais. Atos que marcaram profundamente a história de Goiás, como o Código Criminal de 1901, os documentos oficiais para a edificação e transferência da capital para Goiânia e o desmembramento do Distrito Federal, também fazem parte da seleção de leis disponibilizada.

De acordo com o titular da pasta, secretário Anderson Máximo, a ação é parte do esforço da gestão, não só de oferecer maior transparência aos cidadãos, mas de valorizar as tradições e a caminhada que construiu a identidade do povo goiano. “Essa iniciativa vem oferecer aos goianos a possibilidade de revisitar a nossa história. É uma determinação do governador Ronaldo Caiado, de valorizar nossa goianidade, nossas raízes, e uma forma de preservar e dar visibilidade a atos oficiais que retratam momentos importantes de um passado que é de todos nós”, afirma o secretário, destacando que a Casa Civil tem trabalhado para se tornar a cada dia uma secretaria mais cidadã, mais próxima da sociedade.

Entre e conheça nossa Legislação Histórica.

Continue Lendo

Estado

Combatentes controlam incêndio noParque Estadual da Serra Dourada

Publicado

em

Por

Equipes utilizaram técnica de “contrafogo” para apagar focos da queimada que atingiu mais de 3,2 mil hectares do parque estadual entre Goiás, Buriti de Goiás e Mossâmedes

O Corpo de Bombeiros e as equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) conseguiram controlar o incêndio que atingia desde a última terça-feira (10/09) o Parque Estadual da Serra Dourada (PESD), localizado entre os municípios de Goiás, Buriti de Goiás e Mossâmedes. Mais de 40 combatentes participaram da operação.

Uma equipe irá pernoitar no alto da Serra Dourada para monitorar a situação durante a noite e dar sequência aos trabalhos de rescaldo. Os trabalhos de monitoramento permanecem durante todo o fim de semana. Segundo informações de combantentes e brigadistas, foi preciso usar o chamado “contrafogo” para combater os focos de incêndio.

Até o último cálculo feito pela Semad, o fogo havia consumido uma área superior a 3,2 mil hectares, em uma área de difícil acesso. Um novo balanço deve ser feito pelas equipes na manhã deste sábado (14/09), sob o comando de Maurício Jácomo, analista da Semad e chefe do parque, mas já é o maior incêndio em unidade de conservação estadual em 2019.

Um dos maiores patrimônios ecológicos do Estado de Goiás, o Parque Estadual da Serra Dourada possui uma área de 30 mil hectares, que concentram belezas naturais, cachoeiras e uma rica diversidade faunística e

Continue Lendo