Conecte-se conosco

Estado

“É o momento de reafirmamos nosso amor pela Pátria”, diz Caiado durante desfile de 7 de Setembro

Publicado

em

Governador participou das comemorações da Independência do Brasil ao lado do prefeito Iris Rezende e do general do Exército, Mário Fernandes. Público lotou a avenida Tocantins, no centro da Capital_

Com uma grande receptividade do público de quase cinco mil pessoas no Centro de Goiânia, o governador Ronaldo Caiado participou neste sábado das comemorações de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, e prestigiou o desfile cívico e militar na avenida Tocantins.

Ele estava acompanhado do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e do general do Exército, Mário Fernandes. “Não existe nada mais gratificante do que as pessoas terem orgulho do seu País. Uma Nação só se desenvolve se tiver políticas sociais e, ao mesmo tempo, cultivar amor pela Pátria, pelo Estado”, afirmou o governador.

Caiado diz que desde que assumiu o governo em todas as cerimônias públicas, além de cantar o hino brasileiro, faz questão também de cantar o de Goiás para que as pessoas despertem a sua cidadania e a noção da goianidade. “Hoje é o dia de cantarmos pelo País, pelo Brasil. É um momento importante de quando o País se desliga de Portugal e declara a sua independência. E nós queremos continuar com a independência contra os cartéis, a independência contra a corrupção, a má gestão e contra o tráfico de drogas.

E também ter melhor escolaridade. Nós queremos essa independência, e estes são os nossos desafios como governantes”, sublinhou.

A movimentação para o desfile começou cedinho com policiais militares, Corpo de Bombeiros, Exército, Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana de Goiânia e alunos do Colégio Militar. A cerimônia começou com a revista à tropa, na avenida Goiás. Por volta das 8 horas, em frente ao Teatro Goiânia, no cruzamento das avenidas Tocantins e Anhanguera, o governador e prefeito Iris Rezende hastearam as bandeiras do Brasil, de Goiás, e de Goiânia.

Na sequência, acompanharam o desfile das forças de segurança, que foi aberto com o comando de Missões Especiais do Exército. Depois foi a vez da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM). Um dos momentos que mais encantaram o público foi o rasante dos helicópteros da PM e do Corpo de Bombeiros.

As comemorações ainda contaram com a apresentação de cinco bandas das unidades escolares da rede pública estadual de ensino, uma tradição do 7 de Setembro. A participação contou com a coordenação do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc). O desfile ainda contou com jovens da Ordem Demolay, Legião da Boa Vontade (LBV), e Grupo Ecológico Guardiões do Verde. Encerrando as comemorações de 7 de Setembro, o Bodes do Asfalto Moto Clube e carros antigo desfilaram pela avenida. Momento em que o governador desceu do palanque para cumprimentar o público, e foi rodeado por populares que queriam registrar uma foto.

“Mais do que nunca é a hora de reafirmamos nosso amor pela Pátria. Aquilo que conquistamos e que hoje celebramos e reproduzimos: a Independência do Brasil. Foi um momento difícil, e nós preservamos esse processo com todo o regime democrático, com toda liberdade e, ao mesmo tempo, lutando para o resgate da cidadania”, destacou Caiado. O prefeito de Goiânia ressaltou que as comemorações mostram “o esforço, a luta dos nossos antepassados para fazer do Brasil, a República que é hoje. Mostram ao futuro o que foram os nossos antepassados em defesa da Pátria”.

O desfile foi acompanhado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Walter Carlos Lemes; os secretários de Estado Rodney Miranda (Segurança Pública), Fátima Gavioli (Educação), Adriano da Rocha Lima (Desenvolvimento Econômico e Inovação), tenente-coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar); o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Brum; o diretor-geral da Administração Penitenciária, coronel Wellington Urzêda; e os presidentes Silvio Fernandes (Ipasgo), Denis Pereira (Iquego) e Vanuza Valadares (Ceasa).

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Legislação histórica de Goiás ganha destaque e novo espaço, que reúne os atos e documentos que marcaram a vida dos goianos em um só lugar

Em iniciativa inédita, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Casa Civil, passou a disponibilizar nesta quinta-feira, dia 12, um hotsite especial com conteúdo que destaca a legislação histórica do nosso Estado

Publicado

em

A Secretaria da Casa Civil do Governo de goiás lança um novo componente, elaborado em parceria pelas áreas de Tecnologia da Informação e de Legislação,  que concentra os atos oficiais que marcaram a formação institucional do Estado, o desenvolvimento e as mudanças sociais, possibilitando que os cidadãos conheçam as leis goianas a partir do ano de 1822.

Entre outros documentos, o novo ambiente concentra as cinco versões que já estiveram em vigor da Constituição Estadual de Goiás, as estruturas administrativas do Estado no passado e a criação e organização de comarcas judiciais. Atos que marcaram profundamente a história de Goiás, como o Código Criminal de 1901, os documentos oficiais para a edificação e transferência da capital para Goiânia e o desmembramento do Distrito Federal, também fazem parte da seleção de leis disponibilizada.

De acordo com o titular da pasta, secretário Anderson Máximo, a ação é parte do esforço da gestão, não só de oferecer maior transparência aos cidadãos, mas de valorizar as tradições e a caminhada que construiu a identidade do povo goiano. “Essa iniciativa vem oferecer aos goianos a possibilidade de revisitar a nossa história. É uma determinação do governador Ronaldo Caiado, de valorizar nossa goianidade, nossas raízes, e uma forma de preservar e dar visibilidade a atos oficiais que retratam momentos importantes de um passado que é de todos nós”, afirma o secretário, destacando que a Casa Civil tem trabalhado para se tornar a cada dia uma secretaria mais cidadã, mais próxima da sociedade.

Entre e conheça nossa Legislação Histórica.

Continue Lendo

Estado

Combatentes controlam incêndio noParque Estadual da Serra Dourada

Publicado

em

Por

Equipes utilizaram técnica de “contrafogo” para apagar focos da queimada que atingiu mais de 3,2 mil hectares do parque estadual entre Goiás, Buriti de Goiás e Mossâmedes

O Corpo de Bombeiros e as equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) conseguiram controlar o incêndio que atingia desde a última terça-feira (10/09) o Parque Estadual da Serra Dourada (PESD), localizado entre os municípios de Goiás, Buriti de Goiás e Mossâmedes. Mais de 40 combatentes participaram da operação.

Uma equipe irá pernoitar no alto da Serra Dourada para monitorar a situação durante a noite e dar sequência aos trabalhos de rescaldo. Os trabalhos de monitoramento permanecem durante todo o fim de semana. Segundo informações de combantentes e brigadistas, foi preciso usar o chamado “contrafogo” para combater os focos de incêndio.

Até o último cálculo feito pela Semad, o fogo havia consumido uma área superior a 3,2 mil hectares, em uma área de difícil acesso. Um novo balanço deve ser feito pelas equipes na manhã deste sábado (14/09), sob o comando de Maurício Jácomo, analista da Semad e chefe do parque, mas já é o maior incêndio em unidade de conservação estadual em 2019.

Um dos maiores patrimônios ecológicos do Estado de Goiás, o Parque Estadual da Serra Dourada possui uma área de 30 mil hectares, que concentram belezas naturais, cachoeiras e uma rica diversidade faunística e

Continue Lendo