Conecte-se conosco

Agenda

Escritor goiano Ricardo Cabello ganha evidência no cenário infantil e projetos sociais

Publicado

em

“Ajudar o próximo,  eis meu sonho. É isto que me move”. Assim se resume o escritor, empreendedor social goiano Ricardo Cabello.

 “Ricardinho, o pequeno grande sonhador” ensina lições valiosas para as crianças

Alguns problemas na vida de uma criança passam despercebido pelos adultos, nesta obra, Ricardinho chama atenção para alguns pontos

Nem todo mundo faz parte do “grupinho” da escola e é convidado para as festas de aniversário. Ricardinho é um garoto que gosta de estudar e ir ao colégio, mas tem dificuldade em fazer amizade com seus colegas, que zombam de sua aparência e sua condição financeira. Assim, encontrou como refúgio as páginas dos livros da biblioteca. Um dia, os alunos são solicitados a escrever uma redação. Ricardinho resolve falar sobre como se sentia ao não ter amigos e sempre sofrer com as chachotas dos companheiros de classe. Além de ganhar o concurso e ter sua redação exposta no mural da escola, ele foi aclamado pelos colegas, que mudaram suas atitudes em relação a Ricardinho e, finalmente, ele começa a fazer amigos.

O protagonista da obra Ricardinho, o pequeno grande sonhador, de família simples, também mostra como sempre é possível ajudar alguém: seja cuidando do jardim da vizinha ou auxiliando a avó a vender sonhos no colégio. Nessa época, Ricardinho ficou conhecido como “o garoto que vende sonhos”.

As pequenas lições colocadas ao longo das páginas ensinam sobre gratidão e felicidade. Apesar de sofrer por ter poucos colegas e não ser convidado para festinhas de aniversário, o garoto sempre foi grato a sua avó e suas professoras no colégio. É um livro sensível, que trata de assuntos delicados de forma leve e traz lições valiosas na hora de educar as crianças.

O livro esta disponível na livraria Nobel do Bougainville shopping e na livraria Leitura do Goiânia Shopping!  Qualquer duvida, estou a disposição.

Valor: 29,90

Editora: Literare

Paginas: 56 –  Ricardo Cabello.

Despertar para escrita e obras sociais

“Comecei pequeno, fazendo o melhor, que estava ao meu alcance, para promover a cidadania e preservar a alimentação básica de famílias carentes, direito de todo cidadão. Mas, meu espírito sonhador, não estava saciado. É como se ele me dissesse que eu poderia ir além, mais do que imaginava. E eu sentia isto”

No entanto, o que fazer? Como chegar mais longe e atingir mais pessoas? E, é aí que entra uma das peças fundamentais para a existência do projeto: VOCÊ.

“Unindo meu prazer pela escrita à necessidade de obter capital, para ajudar o próximo, idealizei e criei o diário “Nunca Desista Dos Seus Sonhos”, editado e publicado há 3 anos e que relata histórias de pessoas que saíram do anonimato, lutaram por seus sonhos e conseguiram ser felizes. No início eu vendia o diário, apenas, para amigos. Depois fui para as ruas, shoppings, supermercados, restaurantes, bares…, ia de porta em porta, sob sol ou chuva, mostrando às pessoas que era possível ser diferente em um mundo tão indiferente.  A arrecadação da venda deste diário é toda revertida em ação social, indo para Creches, contribuindo na manutenção destes e garantindo a alimentação de crianças e famílias carentes” disse.

Portanto, adquirindo um diário, além organizar suas atividades corriqueiras, o leitor e parceiro  estará investindo na melhoria de vida de uma nova pessoa. Além da ação social, estará compartilhando esperanças, alegrias e regando sonhos que precisam do parceiro, para tornarem-se realidades, afinal, já dizia o poeta: “Sonho que se sonha só, é só um sonho. Sonho que se sonha junto, é realidade”.  Una-se a este sonhador e, quiçá, faremos deste mundo um lugar melhor.

“Há um ano atrás estávamos aqui arrecadando e movimentando a campanha de  doação  de livros para a construção da biblioteca  da Creche Maria Sabino, e foi tremendo! Conseguimos mais de 750 livros, chegando a quase 800 exemplares!
 Fizemos uma nova  CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LIVROS, desta vez para o Centro de Educação Infantil Josefa Lopes. Conseguimos arrecadar mais de 1.410 livros em dois meses, montamos a biblioteca infantil.  E é com essa consciência que nos movemos, distribuindo amor, alegria e dignidade nossas crianças. Através de nossas ações, humanizamos, ajudamos e levamos conhecimento a centenas de crianças atendidas pelo nosso projeto social.  Nós acreditamos que podemos construir um mundo melhor, onde todos os sonhos são possíveis, juntos somos mais fortes e podemos fazer muito mais!
 
Fotos Projeto Social e do lancamento do Livro infatil: “Nunca desista dos seus sonhos.”
Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda

De amanhã até o dia 28, crianças podem ser escoteiras por um dia no Bougainville

Publicado

em

Por

A sensação de vivenciar os aprendizados e a aventura dos escoteiros estará ao alcance das crianças nestas férias no Shopping Bougainville. A partir de amanhã, 10 de julho, e até o dia 28, das 14h às 19h, crianças de 5 a 13 anos poderão aprender, por meio de circuitos que duram 1h20, várias habilidades dos escoteiros em um clima agradável e lúdico, pois um verdadeiro acampamento de escoteiros será armado no Piso 3 do centro de compras. Haverá oficinas e brincadeiras que estimulam o trabalho em equipe, a lealdade, a ajuda ao próximo, a prática de boas ações, o respeito aos animais e a preservação da natureza, que são os lemas do escotismo.

A aventura escoteira será vivenciada em quatro ambientes e em cada um deles haverá oficinas de valores e de vivência. No primeiro deles, a base “acampamento”, as crianças participarão de uma oficina de nós e outra de música. Na segunda, na base “aventura”, elas farão parte de uma oficina de sobrevivência e outra de primeiros socorros. Na terceira, na base “família” as oficinas serão de família e de preservação do Araguaia. Na última delas, na base “jardinagem”, a oficina será de plantação de mudas. Cada circuito ou base tem a duração de 20 minutos. Para participar, cada criança deverá contribuir com R$ 30. O link para a inscrição é o http://bit.ly/feriasbougainville.

O que é escotismo?

O escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumir seu próprio desenvolvimento e a se envolver com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acredita que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, é possível formar jovens empenhados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (Wosm), no Brasil representada pelos Escoteiros do Brasil, é o maior movimento de jovens do mundo, reunindo mais de 30 milhões de membros ao redor do planeta.

Destes, cerca de 80 mil são brasileiros, divididos em mais de 1.100 grupos espalhados em todos os Estados do País. A região do Estado de Goiás, composta por três distritos, está afiliada a organização em nível nacional, e é o órgão que abrange e auxilia todos os grupos escoteiros goianos.

Continue Lendo

Agenda

Araguaia: por que certas pessoas são mais picadas por mosquitos que outras?

Não é impressão. Os mosquitos realmente têm algumas preferências. Infelizmente, a explicação para esse fato está em algo que não podemos controlar.

Publicado

em

Por

A temporada do Araguaia 2019 já chegou. Hotéis, pousadas e acampamentos já começam a receber os primeiros hóspedes. Especialistas explicam porque certas pessoas tem predisposição à picada de mosquitos. Isto porque algumas pessoas podem passar a noite no rio e saírem ilesas dos mosquitos; outras se enchem de repelente e mesmo assim não conseguem se livrar das picadas. Não é só impressão: os pernilongos e outras espécies de mosquitos como a Aedes Aegypit de fato têm preferência por alguns humanos. Mas por que isso acontece?

Para responder a pergunta, primeiro precisamos saber como os mosquitos detectam suas vítimas. Assim como o cheiro de sangue atrai animais carnívoros e o cheiro de bolo saído do forno atrai as crianças, o dióxido de carbono exalado pelos humanos atrai os mosquitos.

Nós respiramos moléculas de oxigênio e expiramos gás carbônico. Antes que esse gás se misture com os outros compostos presentes no ar, ele fica concentrado ao nosso redor. Os mosquitos são sensíveis à picos desse gás em um raio de 50 metros em seu entorno. Guiados pelo “sexto sentido”, eles se aproximam do local onde a concentração do dióxido de carbono é mais forte — ou seja, onde há sangue fresco para o rango.

Quando os insetos chegam a 3 metros de distância de um grupo de pessoas, chega a hora de escolher que será atacado. Vários fatores são levados em consideração: temperatura da pele, transpiração e até cor. A variável mais importante, porém, não tem a ver com a pessoa em si, mas sim com os micróbios presentes na superfície de sua pele.

Os mosquitos escolhem com base nos compostos químicos produzidos pelas colônias de microorganismos que habitam a superfície do nosso corpo. As criaturinhas microscópicas convertem secreções das glândulas sudoríparas em até 300 compostos diferentes. Em entrevista ao Live Science, o especialista em insetos Joop van Loon conta que os mosquitos detectam esses compostos pelo cheiro.

Um estudo publicado em 2011 mostrou que homens com uma maior diversidade de micróbios na pele tinham tendência a receber menos picadas do mosquito da malária do que homens com uma menor variedade. O estudo também indicou que os mosquitos podem ter preferência por algumas bactérias específicas.

Segundo Jeff Riffeli, pesquisador em atração de mosquitos, pequenas variações nessa composição de químicos pode ser a diferença entre ser a vítima ou não. As colônias de micróbios também variam ao longo do tempo em um mesmo indivíduo, como, por exemplo, quando ele está doente.

Infelizmente, não temos controle sobre a atividade dos micróbios em nossa pele. A única solução é tentar respirar com calma e diminuir sua emissão de CO2. Pessoas que estão estressadas ou praticando exercício físico ficam ofegantes e exalam mais dióxido de carbono.

Riffeli dá uma última dica prática baseada em suas pesquisas para se livrar dos mosquitos: evitar roupas pretas. Segundo ele, os insetos são atraídos por essa cor. Da próxima vez que for explorar o meio do mato, considere usar roupas de manga longa e, de preferência, cores claras.

Continue Lendo