Conecte-se conosco

Estado

FOTOS | Governador anuncia R$ 4,5 milhões para o Caminho de Cora, durante Cavalhadas de Corumbá

Publicado

em

A cidade é a penúltima do roteiro que passa por 11 municípios no Estado. No evento, Caiado reforçou apoio e estrutura para Cavalhadas

“Estamos aqui para apoiar essa cultura, essa maneira de cultivar essa tradição que vem de longa data”, disse o governador Ronaldo Caiado ao participar, neste sábado (07/09), das Cavalhadas de Corumbá de Goiás. Na ocasião, aproveitou para anunciar aos moradores da cidade que já conseguiu R$ 4,5 milhões para investir no Caminho de Cora Coralina, que tem início no município.

“Vamos manter aqui aquilo que é fundamental, que é o turismo, para que cada vez tenhamos mais renda, emprego, e mais dignidade. Podem ter certeza absoluta, Goiás é maior que seus problemas, nós vamos recuperar o Estado, e Goiás vai ser referência nacional”, destacou o governador.

Antes da encenação no Cavalhódromo, Caiado percorreu cerca de dois quilômetros a pé pela cidade, acompanhado do prefeito Célio Fleury, de mascarados e cavaleiros mouros e cristão, e foi cumprimentado pelos moradores. Em discurso, o governador reforçou que, no início do seu mandato, pediu ao secretário de Cultura, Edival Lourenço, que buscasse a cultura do interior para levar às grandes cidades goianas, já que é no interior que está a verdadeira tradição histórica de Goiás. “Mesmo com as dificuldades financeiras que passamos, não medimos esforços para contribuir aqui com toda essa estrutura, com apoio da nossa Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Uma dedicação exclusiva”, explicou o governador.

Em Corumbá de Goiás, segunda cidade mais antiga do Estado, fundada em 1730, a festa é realizada em homenagem à padroeira Nossa Senhora da Penha de França. A guerra entre mouros e cristãos é acompanhada também pela banda centenária 13 de Maio, que é responsável por toda a parte musical da apresentação. A histórica cidade ficou movimentada com a festa que encena em arena a céu aberto a batalha pela reconquista da península Ibérica (Portugal e Espanha).

O evento foi realizado pela prefeitura municipal e pela Associação das Cavalhadas (Asca), e o prefeito da cidade fez questão de ressaltar o apoio que recebeu do governo para a realização do evento, promovido há mais de 200 anos na cidade. “O governador não mediu esforços para nos ajudar. Essa tradição e essa cultura são patrimônio enorme que nós temos aqui em Corumbá, e nós temos o apoio, a dedicação e carinho do Governo do Estado”, afirmou Célio Fleury.

O secretário Edival Lourenço, que acompanhou a festa, enfatizou que as Cavalhadas representam aquilo que há de mais ancestral em nossa cultura. Explicou que são comemorações que remontam à Idade Média e chegaram por aqui há mais de 250 anos, tendo sido incorporadas ao nosso folclore por meio de nossos antepassados. “É uma cultura que está enraizada principalmente no interior, mas que também cativa o interesse de quem vem dos grandes centros urbanos. Aqui tem cavaleiro que vem de Goiânia, de Brasília e até mesmo um que veio lá do Paraná, segundo me contaram”, exemplificou.

Edival conta ainda que, apesar de a celebração recapitular os entreveros religiosos entre mouros e cristãos, as Cavalhadas já não possuem mais esse caráter belicoso. “É mais uma brincadeira, onde as pessoas se contrastam, mas ao final convertem umas às outras, estabelecendo a paz social. É uma atividade que cria uma placenta cultural, de forma que todos se sentem pertencentes a esse movimento e à comunidade. Esse é o papel mais importante da Cultura”, destaca.

A festa

A festa das Cavalhadas é um dos maiores espetáculos religiosos e folclóricos do interior do Estado. Para promover todos os eventos, o governo fez um lançamento oficial no final de maio. As cavalhadas são realizadas em Goiás há mais de 250 anos e estão entre as festas mais tradicionais do calendário goiano, somando cultura, turismo e religiosidade.

Fotos Hegon Corrêa

Os eventos iniciam em julho e vão até setembro. A Cidade de Pilar de Goiás, que terá a festa neste domingo (08/09), será a última de um roteiro. Antes de Corumbá, as festividades ocorreram em Pirenópolis, Santa Cruz de Goiás, Palmeiras de Goiás, Posse, Jaraguá, Crixás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás.

Em Corumbá de Goiás, o governador estava acompanhado do deputado estadual Coronel Adailton, e dos prefeitos Alair Ribeiro (Cocalzinho de Goiás), João Batista Cabral (Pirenópolis) e José Diniz (Abadiânia), do vice-prefeito de Corumbá de Goiás, Francisco Fernandes, e do presidente da Câmara de Vereadores, Cleber Telles.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Legislação histórica de Goiás ganha destaque e novo espaço, que reúne os atos e documentos que marcaram a vida dos goianos em um só lugar

Em iniciativa inédita, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Casa Civil, passou a disponibilizar nesta quinta-feira, dia 12, um hotsite especial com conteúdo que destaca a legislação histórica do nosso Estado

Publicado

em

A Secretaria da Casa Civil do Governo de goiás lança um novo componente, elaborado em parceria pelas áreas de Tecnologia da Informação e de Legislação,  que concentra os atos oficiais que marcaram a formação institucional do Estado, o desenvolvimento e as mudanças sociais, possibilitando que os cidadãos conheçam as leis goianas a partir do ano de 1822.

Entre outros documentos, o novo ambiente concentra as cinco versões que já estiveram em vigor da Constituição Estadual de Goiás, as estruturas administrativas do Estado no passado e a criação e organização de comarcas judiciais. Atos que marcaram profundamente a história de Goiás, como o Código Criminal de 1901, os documentos oficiais para a edificação e transferência da capital para Goiânia e o desmembramento do Distrito Federal, também fazem parte da seleção de leis disponibilizada.

De acordo com o titular da pasta, secretário Anderson Máximo, a ação é parte do esforço da gestão, não só de oferecer maior transparência aos cidadãos, mas de valorizar as tradições e a caminhada que construiu a identidade do povo goiano. “Essa iniciativa vem oferecer aos goianos a possibilidade de revisitar a nossa história. É uma determinação do governador Ronaldo Caiado, de valorizar nossa goianidade, nossas raízes, e uma forma de preservar e dar visibilidade a atos oficiais que retratam momentos importantes de um passado que é de todos nós”, afirma o secretário, destacando que a Casa Civil tem trabalhado para se tornar a cada dia uma secretaria mais cidadã, mais próxima da sociedade.

Entre e conheça nossa Legislação Histórica.

Continue Lendo

Estado

Combatentes controlam incêndio noParque Estadual da Serra Dourada

Publicado

em

Por

Equipes utilizaram técnica de “contrafogo” para apagar focos da queimada que atingiu mais de 3,2 mil hectares do parque estadual entre Goiás, Buriti de Goiás e Mossâmedes

O Corpo de Bombeiros e as equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) conseguiram controlar o incêndio que atingia desde a última terça-feira (10/09) o Parque Estadual da Serra Dourada (PESD), localizado entre os municípios de Goiás, Buriti de Goiás e Mossâmedes. Mais de 40 combatentes participaram da operação.

Uma equipe irá pernoitar no alto da Serra Dourada para monitorar a situação durante a noite e dar sequência aos trabalhos de rescaldo. Os trabalhos de monitoramento permanecem durante todo o fim de semana. Segundo informações de combantentes e brigadistas, foi preciso usar o chamado “contrafogo” para combater os focos de incêndio.

Até o último cálculo feito pela Semad, o fogo havia consumido uma área superior a 3,2 mil hectares, em uma área de difícil acesso. Um novo balanço deve ser feito pelas equipes na manhã deste sábado (14/09), sob o comando de Maurício Jácomo, analista da Semad e chefe do parque, mas já é o maior incêndio em unidade de conservação estadual em 2019.

Um dos maiores patrimônios ecológicos do Estado de Goiás, o Parque Estadual da Serra Dourada possui uma área de 30 mil hectares, que concentram belezas naturais, cachoeiras e uma rica diversidade faunística e

Continue Lendo