Conecte-se conosco

GOYAZ – O Centenário de Goiás

GOYAZ – ÓRGÃO DEMOCRATA
EDITORIAL

O Goyaz – Órgão Democrata, fundado em 1884 por Felix e Leopoldo de Bulhões, é um periódico com circulação nas cidades de Goiânia, Brasília, e principais cidades do interior goiano. Está entre os dez jornais mais antigos do país em circulação.

O Goyaz apresenta em suas edições, notícias de Goiás, do Brasil e do Mundo, além de amplas coberturas esportivas e sociais. São 134 anos de história.

Lutou a favor da abolição da escravatura, dos direitos democratas do povo, da liberdade de culto e religião, do casamento livre com registro civil, do posicionamento secundário da Igreja perante o Estado na constituição da família. Pressionou também para o fim do ‘padroado’ que era a intervenção do Estado nos assuntos da Igreja.

O Goyaz defendeu fortemente as idéias de um regime presidencialista, representativo e federativo com as devidas separações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, colocando-se como único jornal da corrente liberal-democrática em Goiás. Com suas publicações exerceu forte influência através de idéias positivistas, causando reflexão, polêmica e adesão ao abolicionismo e ao republicanismo em Goiás.

Presenciou momentos históricos do Brasil, como o fim da Monarquia e Imperialismo de D. Pedro II , com a instauração no país de uma República Federativa. Noticiou a Proclamação da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca e testemunhou a mudança de ‘Província de Goyaz’ para ‘Estado de Goiás’.

O Goyaz foi durante décadas o Jornal Oficial do Governo de Goiás, escolhido pelos grandes líderes, Presidentes de Estado e Governadores, para ser o veículo porta-voz com a população e publicar as informações necessárias para o desenvolvimento de Goiás. Foi sem dúvida, o jornal que mais contribuiu para a modernização de Goiás, no Séc. XIX e início do Séc. XX.

Para a capital Goiânia, coube ao Jornal Goyaz ainda no Séc XIX, publicar editoriais que contribuíram para oficialização da transferência da capital no texto constitucional, ratificado na reforma de 1898, como na de 1918. O Goyaz foi voz ativa na efetivação dos projetos de modernização para Goiás aprovados no Parlamento brasileiro.

O Goyaz é um jornal comprometido com o povo goiano, independente, apartidário, e, portanto, livre para informar, criticar e reportar os fatos, acontecimentos e notícias com total imparcialidade.