Conecte-se conosco

Capital

Iris Rezende anuncia investimentos de mais de R$ 1 bilhão nos próximos 2 anos

Com a capacidade de investimento retomada com a elevação da nota do município junto ao Tesouro Nacional, o prefeito de Goiânia promete a execução de um extenso catálogo de obras por toda cidade

Publicado

em

Depois de um intenso trabalho de recuperação fiscal e reequilíbrio das contas públicas do município, o prefeito Iris Rezende comemora a elevação da nota do município junto à Secretaria do Tesouro Nacional. Relatório divulgado no início deste mês pela STN aponta que Goiânia alcançou a nota B na análise de pagamento, levantamento que apura a situação fiscal dos Entes Subnacionais que querem contrair novos empréstimos com garantia da União.

Com a elevação da nota, Goiânia alcança a condição necessária para contrair empréstimos com aval da união, o que vai possibilitar a retomada dos investimentos na Capital. No pacote de obras prioritárias à administração estão a pavimentação de todos os bairros habitados,  a continuidade da Avenida Leste-Oeste, o prolongamento da Marginal Botafogo, a construção de um viaduto na confluência entre o Jardim Novo Mundo e na Marginal Botafogo; a conclusão da  Maternidade Oeste, do BRT e do Macambira Anicuns, além de 15 novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

Outra grande obra de impacto na cidade, e que deve se iniciar em breve, é a reconstrução da malha asfáltica de cerca de 627 quilômetros de ruas e avenidas de 107 bairros de Goiânia. De acordo com o prefeito Iris Rezende, esse é um projeto que vinha sendo adiado em virtude da baixa nota do município, o que inviabilizava a contratação de empréstimos para o seu financiamento. Com nota B no Capag, no entanto, Goiânia já pode concluir o empréstimo de US$ 100 milhões de dólares junto ao Banco Andino para iniciar a execução do projeto.

A meta é que o contrato de operação de crédito para o financiamento das obras de reconstrução asfáltica seja assinado até o final de junho e que as obras comecem já no segundo semestre deste ano, de acordo com o trâmite do processo licitatório. “Com a situação da prefeitura organizada, e esse indicador da Capag é um grande resultado desse equilíbrio fiscal que o prefeito Iris Rezende vem buscando, agora é deslanchar os investimentos”, explica o secretário de Finanças de Goiânia, Alessandro Melo.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas