Conecte-se conosco

Capital

Iris Rezende entrega obra de infraestrutura no Residencial Goiânia Viva

Novo bueiro tubular, construído sob a travessia da Avenida Gabriel Henrique de Araújo, teve capacidade de vazão de água duplicado para acabar com os riscos de alagamento no local

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), entregou à população na manhã de hoje, 19, o novo sistema de drenagem do córrego Taquaral, construído sob a travessia da Avenida Gabriel Henrique de Araújo, no Setor Goiânia Viva, região Sudoeste da Capital. O prefeito Iris Rezende, acompanhado de auxiliares e vereadores, foi pessoalmente conferir os trabalhos realizados no local.

Palco de constantes alagamentos, em virtude do grande volume acumulado de água que desce pelo leito do córrego Taquaral, especialmente no período chuvoso, o que causava grandes transtornos aos moradores da região, que ficavam impossibilitados de transitar pela via de acesso a outras regiões da cidade, o novo bueiro tubular teve ampliada a sua capacidade de vazão com a instalação de dois conjuntos triplos de tubos de 1,5m de diâmetro e a construção de um tanque de contenção para diminuir o volume de água absorvido pela tubulação.

A obra, executada pela administração direta e com recursos próprios do município, foi orçada em pouco mais de R$ 900 mil, cerca de 50% do valor que seria gasto, caso fosse licitada e executada por terceiros. Além de dobrar a capacidade de vazão da água, a Avenida Gabriel Henrique de Araújo teve o nível aumentado e em ambos os lados do trecho refeito da avenida foram construídas calçadas e guarda-corpo e também revitalizado o sistema de iluminação. “Tudo para garantir mais segurança aos moradores”, afirma Dolzonan Matos, secretário de Infraestrutura de Goiânia.

Na execução da obra foram utilizados 600 metros quadrados de lajes pré-moldadas de concreto armado, 96 metros de tubos de concreto de 1.500mm, 300 metros de meio-fio, 3.000 toneladas de pedras, mais de 160 toneladas de massa asfáltica a quente, 100 metros cúbicos de gabiões na execução das cortinas de proteção, dentre outros produtos como concreto, cimento, cascalho e emulsão asfáltica.

Para o prefeito Iris Rezende, a obra entregue hoje vem resolver, definitivamente, um problema que se arrastava há anos naquela região. Segundo Iris, essa tem sido a sua preocupação, em trabalhar para que a população tenha atendida as suas demandas e possa viver com mais segurança e comodidade.

“Na minha gestão passada, entregamos aqui nessa região muitas benfeitorias para a população, mas persistia o problema de alagamentos neste local. Decidimos que deveríamos resolver e assim foi feito. Essa obra vem valorizar Goiânia e dar segurança à população dessa região da cidade”, frisou.

Mais lidas