Conecte-se conosco

Capital

Iris vai superar marca de 900 mil atendimentos com 19º mutirão

Serviços beneficiam 80 mil moradores de 37 bairros da região Oeste de Goiânia. Serão entregues reformas de 15 unidades educacionais e sete de saúde. “Goiânia já vive uma grande transformação que vai se intensificar ainda mais nos próximos dias”, afirma prefeito

Publicado

em

O prefeito Iris Rezende durante visita ao local do 19º mutirão que será realizado neste sábado e domingo, na praça dos Esportes, setor Parque Industrial João Braz: “Os trabalhos realizados são mais dinâmicos, e todos os cidadãos têm acesso a atividades e orientações em diversas áreas, com rapidez e qualidade”

O prefeito Iris Rezende vai superar a marca de 900 mil atendimentos aos moradores de Goiânia com a realização, neste final de semana, do 19º mutirão que beneficia 37 bairros da região Oeste de Goiânia, mais de 80 mil habitantes. Serão entregues as reformas de 15 unidades educacionais e sete de saúde. Dentre os reparos previstos, estão pintura e limpeza geral, revisões elétricas e hidráulicas, troca de telhado, poda de árvores e demais adequações. “Goiânia já vive uma grande transformação que vai se intensificar ainda mais nos próximos dias”, diz ele.

Inúmeros serviços estarão disponíveis para a população, neste sábado e domingo (27 e 28/04), no parque da Lagoa, que fica na avenida Tóquio, setor Parque Industrial João Braz (praça dos Esportes). Entre os benefícios, diversos atendimentos nos setores de saúde e de cidadania, como vacinas, exame de eletrocardiograma, teste de glicemia, emissão de documentos, inscrição para programas sociais e habitacionais, orientações jurídicas, dentre outros. Os governos do estado e federal também participam do evento.

“Esta é a oportunidade que a população tem de falar com secretários, fazer críticas e sugestões”, afirma o prefeito. “Os trabalhos realizados nas frentes de trabalho e nos mutirões são mais dinâmicos, e todos os cidadãos têm acesso a atividades e orientações em diversas áreas, com rapidez e qualidade”, diz.

Atividades

Entre as ações das secretarias e órgãos da prefeitura de Goiânia durante o mutirão destacam-se: varrição de vias, capina manual, limpeza de córregos e mananciais, poda e extirpação de árvores, pintura de meios-fios, remoção, revitalização de praças, roçagem manual e mecânica. Recuperação de meio-fio, limpeza de bocas de lobo, tapa-buracos e manutenção da iluminação pública. Revitalização de sinalização horizontal e vertical, emissão dos cartões de idoso e pessoa com deficiência, projeto de Educação para o Trânsito.

No que se refere à inclusão social, estará disponível o cadastro único para programas como bolsa família, IdJovem, isenção na taxa de inscrição de concurso público, diminuição na tarifa de energia elétrica, carteirinha interestadual para idoso acima de 60 anos e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Reformas 15 escolas municipais e Cmeis, bem como de sete unidades de saúde. Confecção de carteiras de identidade e de estudante. Vagas de empregos. Distribuição de mudas de árvores do cerrado e orientação sobre como e onde fazer o plantio.

Para mulheres, inscrições para cursos de capacitação (corte de tecido, modelagem, costura e assentamento de revestimento cerâmico), distribuição de material informativo sobre violência doméstica e familiar, bem como orientação psicológica. Serviços de beleza, como manicure, pedicure, designer de sobrancelhas e corte de cabelo.

Haverá orientações sobre o Alvará Mais fácil e a regularização de edificações. Abertura de empresas e de MEI, alteração do CAE, acesso ao portal de contribuinte, liberação de senha de nota fiscal, geração de cálculo de INST pela internet, aprovação do projeto Alvará Fácil, inscrições para o Minha Casa Minha Vida, negociação de IPTU, emissão de guias de IPTU, ITU, ISS e Auto de Infração, parcelamento do ISS.

No estande da SME, a população terá à disposição sala de leitura para as crianças, brincadeiras interativas e pedagógicas, como acertar a boca do palhaço e pescaria matemática e serviços de orientação de pré-matrículas e consulta de filas de espera de instituições da região. Além disso, a pasta distribuirá quase 3 mil mudas de hortaliças do Projeto Horta Escolar. Desta vez, a distribuição será feita dentro do programa “Circuito Reciclar é Legal: troque seu resíduo sólido por uma muda de hortaliça”, no qual as pessoas levam garrafas pet e latas de alumínio e trocam por uma muda.

LEGENDA PARA FOTOS: JACKSON RODRIGUES

O prefeito Iris Rezende durante visita ao local do 19º mutirão que será realizado neste sábado e domingo, na praça dos Esportes, setor Parque Industrial João Braz: “Os trabalhos realizados são mais dinâmicos, e todos os cidadãos têm acesso a atividades e orientações em diversas áreas, com rapidez e qualidade”

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capital

Promotor Fernando Krebs será agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a maior honraria concedida pelo Governo de Goiás

A solenidade de condecoração será realizada no próximo dia 25 de julho, durante a mudança da Capital para a Cidade de Goiás

Publicado

em

Por

O promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás, titular da 57ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, Fernando Krebs, será agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a maior honraria concedida pelo Governo de Goiás. A justificativa, segundo o Governo de Goiás, são os relevantes serviços prestados pelo promotor ao Estado. A solenidade de entrega da honraria está prevista para o próximo dia 25, na Cidade Goiás, quando acontece a transferência simbólica da Capital para aquela cidade.

A Ordem do Mérito Anhanguera foi criada em 1975, com a finalidade de agraciar pessoas físicas e corporações militares pelos relevantes serviços prestados, levando em consideração as ações e méritos excepcionais.

Fernando Krebs é gaúcho e está há 27 anos nos quadros do Ministério Público de Goiás. Iniciou sua carreira como promotor no interior do Estado e depois como promotor do Juri, em Goiânia, onde ficou por cerca de 10 anos. Há 14 anos está no patrimônio público e tem se notabilizado como um dos promotores mais atuantes do MP goiano.

Continue Lendo

Capital

Projeto Secretário na Escola fecha primeiro semestre com nove edições

Iniciativa da secretaria municipal de Educação e Esporte visa aproximação com comunidade escolar

Publicado

em

Por

Com a finalidade de desburocratizar serviços, a Prefeitura de Goiânia, por meio da secretaria municipal de Educação e Esporte (SME) realiza, ao longo do ano, o projeto Secretário na Escola, no qual a administração da pasta se desloca para instituições de ensino para ouvir demandas e resolver questões pertinentes a comunidade escolar diretamente com a população. No primeiro semestre de 2019, a secretaria realizou nove edições do programa, em escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei) de diversas regiões da cidade.

Nos dias de projeto, o secretário de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa, superintendentes, diretores e gerentes vão até uma unidade escolar escolhida para atender a diretores, professores, alunos e pais com demandas específicas da instituição. O projeto contempla atendimentos nas áreas de alimentação educacional, acompanhamento pedagógico, consultoria em esporte, gestão de pessoas, acompanhamento da rede física e consultoria para prestação de contas. Além disso, diretoras de escolas e Cmeis da região também são convidadas para despachar pessoalmente suas questões com o corpo diretivo da SME.

A primeira edição de 2019 foi na escola municipal Coronel José Viana Alves, localizada no setor Cândida de Morais. Na ocasião, o projeto realizou nove atendimentos com a comunidade escolar. Durante o semestre, o Secretário na Escola fez cerca de 80 atendimentos, entre demandas pessoais e institucionais. Uma das unidades contempladas foi a escola municipal de tempo integral Dona Belinha, na Vila Isaura, e a diretora Klícia Rayanne destacou que “esse contato é essencial, não temos tempo para sentar e dialogar na SME. Essas trocas são feitas justamente quando ele vem à escola”.

Continue Lendo