Conecte-se conosco

Capital

Vereador quer Guarda Civil nas unidades de saúde de Goiânia

Proposta do democrata Dr. Paulo Daher altera Lei Complementar que dispõe sobre a organização administrativa do Poder Executivo Municipal para garantir a permanência de pelo menos um guarda civil metropolitano em unidades de saúde de Goiânia

Publicado

em

O vereador Dr. Paulo Daher (DEM) apresentou hoje à mesa diretora da Câmara Municipal de Goiânia projeto que altera a Lei Complementar nº 276, de 3 de junho de 2015, para garantir a permanência de pelo menos um Guarda Civil Metropolitano em período integral em cada unidade de saúde do município de Goiânia.

De acordo com Daher, a medida visa garantir a segurança dos trabalhadores da saúde municipal e também dos pacientes que recorrem às unidades de saúde da Capital, já que tem sido recorrente os casos de agressões a trabalhadores da saúde e também a pacientes nessas unidades, principalmente na troca dos plantões.

“A atividade médica e de saúde, sobretudo na esfera municipal, tem se caracterizado uma profissão de risco, já que é cada vez mais comum assistirmos ações de intolerância, desencadeadas pelos mais diversos motivos, em unidades de saúde de Goiânia. A figura ostensiva de um Guarda Municipal nesses locais contribuirá sobremaneira com a diminuição desses casos, seja pela simples presença dessa autoridade no local ou da sua efetiva intervenção, quando necessária”, explica o vereador.

Segundo o projeto, o guarda civil escalado para a prestação dos serviços de proteção nas unidades de saúde de Goiânia deverá se comportar com respeito e urbanidade, dedicando atenção aos trabalhadores, pacientes e seus acompanhantes, mas agir com energia e determinação quando for compelido a intervir.

A Guarda Civil Metropolitana, órgão da administração municipal, ficará encarregada de elaborar os estudos técnicos e de segurança nas unidades de saúde da rede pública municipal, indicando a necessidade de adoção de rotinas, procedimentos de segurança e equipamentos indispensáveis para a execução do trabalho do guarda municipal nestes locais.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capital

Promotor Fernando Krebs será agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a maior honraria concedida pelo Governo de Goiás

A solenidade de condecoração será realizada no próximo dia 25 de julho, durante a mudança da Capital para a Cidade de Goiás

Publicado

em

Por

O promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás, titular da 57ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, Fernando Krebs, será agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a maior honraria concedida pelo Governo de Goiás. A justificativa, segundo o Governo de Goiás, são os relevantes serviços prestados pelo promotor ao Estado. A solenidade de entrega da honraria está prevista para o próximo dia 25, na Cidade Goiás, quando acontece a transferência simbólica da Capital para aquela cidade.

A Ordem do Mérito Anhanguera foi criada em 1975, com a finalidade de agraciar pessoas físicas e corporações militares pelos relevantes serviços prestados, levando em consideração as ações e méritos excepcionais.

Fernando Krebs é gaúcho e está há 27 anos nos quadros do Ministério Público de Goiás. Iniciou sua carreira como promotor no interior do Estado e depois como promotor do Juri, em Goiânia, onde ficou por cerca de 10 anos. Há 14 anos está no patrimônio público e tem se notabilizado como um dos promotores mais atuantes do MP goiano.

Continue Lendo

Capital

Projeto Secretário na Escola fecha primeiro semestre com nove edições

Iniciativa da secretaria municipal de Educação e Esporte visa aproximação com comunidade escolar

Publicado

em

Por

Com a finalidade de desburocratizar serviços, a Prefeitura de Goiânia, por meio da secretaria municipal de Educação e Esporte (SME) realiza, ao longo do ano, o projeto Secretário na Escola, no qual a administração da pasta se desloca para instituições de ensino para ouvir demandas e resolver questões pertinentes a comunidade escolar diretamente com a população. No primeiro semestre de 2019, a secretaria realizou nove edições do programa, em escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei) de diversas regiões da cidade.

Nos dias de projeto, o secretário de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa, superintendentes, diretores e gerentes vão até uma unidade escolar escolhida para atender a diretores, professores, alunos e pais com demandas específicas da instituição. O projeto contempla atendimentos nas áreas de alimentação educacional, acompanhamento pedagógico, consultoria em esporte, gestão de pessoas, acompanhamento da rede física e consultoria para prestação de contas. Além disso, diretoras de escolas e Cmeis da região também são convidadas para despachar pessoalmente suas questões com o corpo diretivo da SME.

A primeira edição de 2019 foi na escola municipal Coronel José Viana Alves, localizada no setor Cândida de Morais. Na ocasião, o projeto realizou nove atendimentos com a comunidade escolar. Durante o semestre, o Secretário na Escola fez cerca de 80 atendimentos, entre demandas pessoais e institucionais. Uma das unidades contempladas foi a escola municipal de tempo integral Dona Belinha, na Vila Isaura, e a diretora Klícia Rayanne destacou que “esse contato é essencial, não temos tempo para sentar e dialogar na SME. Essas trocas são feitas justamente quando ele vem à escola”.

Continue Lendo