Goiânia

7.182 imóveis vistoriados para foco de Dengue em Goiânia

Ações de rotina de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizadas pelos agentes comunitários de Endemias, foram intensificadas entre os dias 18 e 23/3

Um total de 7.182 imóveis foram vistoriados durante o 2° Mutirão Goiânia, na Região Sul da Capital. O trabalho de rotina dos agentes comunitários de Endemias (ACEs), visando ao controle do mosquito Aedes aegypti, foram intensificadas entre os dias 18 e 23/3 e resultaram na eliminação de 202 focos do mosquito e no recolhimento de 363 pneus, sendo que em 47 deles havia presença de larvas do Aedes.

“Essa questão dos pneus ainda nos impressiona bastante. O agente passa, recolhe e poucos dias depois, se voltar à região, encontra outro tanto de pneus descartados irregularmente. É preciso entender que os pneus acumulam água e se tornam locais bastante propícios para que a fêmea do mosquito deposite seus ovos. Pneus que não serão mais utilizados precisam ser levados para os seis ecopontos existentes no município”, esclarece o prefeito Rogério.

Entre os imóveis visitados, 1.260 estavam fechados, em 154 os agentes encontraram focos, 119 foram recuperados (imóvel que, por algum motivo, durante o trabalho de rotina não foi vistoriado) e foram atendidas 45 denúncias. Além disso, houve 50 bloqueios focal (tratamento com larvicida para acabar com o mosquito na fase de larva) e 27 bloqueio perifocal (dedetização com inseticida para eliminar o mosquito na fase adulta). Um total de 65 ACEs, cinco supervisores de área e um supervisor distrital estiveram envolvidos na execução das ações durante o Mutirão.

Segundo Murilo Reis, diretor de Vigilância e Zoonoses, a população colaborou para o sucesso do trabalho. “A população está se conscientizando da importância do trabalho dos agentes, geralmente o morador fica agradecido pela visita, conta o que tem feito para evitar a proliferação do mosquito e tira dúvidas. Mas mesmo assim, infelizmente, ainda encontramos muitos focos. Ou seja, os cuidados precisam ser redobrados”, diz.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo