BRASIL 🇧🇷 Pela 1ª vez, Bolsonaro silencia e não faz pronunciamento de Natal
O presidente Jair Bolsonaro (PL) irá sair da presidente sem realizar o tradicional pronunciamento de Natal. Essa é a primeira vez desde o início de seu governo que ele não fez pronunciamento aos brasileiros, em cadeia nacional na TV.
Nos anos de 2019, 2020 e 2021, os pronunciamentos foram realizados no dia 24 de dezembro, sempre no horário do Jornal Nacional, por volta das 20h30. Em todos os momentos, o presidente apareceu ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
No ano de 2019, Bolsonaro desejou feliz Natal no momento em que nem todos os brasileiros tinham carne na mesa. Em 2020, o presidente chegou a afirmar que o Brasil era referência no combate à covid-19. Já no ano passado, em 2021, a primeira-dama teve maior protagonismo na mensagem de Natal, mas não mencionou a pandemia.
Para saber detalhes sobre a decisão, o UOL entrou em contato com a presidência da República, mas até o momento não houve qualquer pronunciamento.
Após a derrota nas urnas, que deram vitória ao presidente eleito Luiz Inácio da Silva (PT) e ao seu vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), Bolsonaro tem se mantido recluso. A posse do terceiro governo do petista está marcada para acontecer em 1º de janeiro de 2023, em Brasília.
O atual presidente falou à imprensa pela última vez em 1º de novembro, no Palácio da Alvorada, no momento em que ele não reconheceu o resultado das urnas e cedeu lugar ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP) para validar o início da transição.
Além disso, Bolsonaro tem usado cada vez menos as redes sociais, deixando de fazer as tradicionais lives sempre na quinta-feira. O UOL apurou que após o fim do segundo turno do pleito eleitoral deste ano, ele ficou 21 dias sem postar em suas contas no Twitter, Instagram e Facebook.