COMURG š Prefeitura de GoiĆ¢nia oferta serviƧos gratuitos de limpeza e pede colaboração da população para evitar descarte irregular em calƧadas, ruas e Ć”reas pĆŗblicas

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), oferta serviços gratuitos para o descarte correto do lixo orgânico e entulhos. Deixar esses materiais nas vias públicas é crime contra o meio ambiente e resulta em problemas ambientais e de saúde pública, principalmente na época de chuvas.
No Setor Leste UniversitĆ”rio, na Rua 220, a aposentada de 82 anos, Iraci Rocha, varria sua calƧada enquanto presenciava um colchĆ£o sendo deixado irregularmente nas proximidades. Segundo ela, a prĆ”tica nĆ£o Ć© isolada, e lamenta ter que conviver com tal situação. āA Prefeitura limpa com frequĆŖncia, mas eles vĆŖm e jogam o lixo novamente. Se quero a porta de casa limpa, eu cuido. Todo dia passo a vassoura na minha calƧadaā, afirma.

Segundo o presidente da Companhia, Alisson Borges, em 2022 o órgĆ£o recolheu 600 mil toneladas de entulhos clandestinos das vias pĆŗblicas. Os resĆduos englobam, na maioria das vezes, restos de construção civil, móveis, animais mortos, galhadas de Ć”rvores e lixo domĆ©stico que sĆ£o jogados em canteiros, lotes baldios, calƧadas, praƧas e demais logradouros pĆŗblicos.
Por mĆŖs, sĆ£o retiradas 50 mil toneladas de entulhos das vias. āEsse Ćndice alerta para a necessidade de a população ampliar a conscientização para as opƧƵes corretas de dispor dos restos de qualquer natureza e nĆ£o deixar em vias como praƧas, jardins, calƧadas e outrosā, pontua.
Para evitar que mais resĆduos sejam lanƧados Ć s ruas, a Prefeitura dispƵe de cinco ecopontos que funcionam todos os dias da semana entre Ć s 07h e 22h, exceto a unidade SĆ£o JosĆ©, que fecha Ć s 19h. SĆ£o eles: Ecoponto Guanabara; Ecoponto FaiƧalville; Ecoponto Jardim SĆ£o JosĆ©; Ecoponto Campos Dourados e Parque Eldorado Oeste.

Para os móveis, eletrĆ“nicos e eletrodomĆ©sticos, os munĆcipes podem acionar o Cata-Treco, pelo WhatsApp (62) 98596-8555, que atende mediante agendamento prĆ©vio. Todo material recolhido Ć© encaminhado para as 13 cooperativas cadastradas pela prefeitura.
JĆ” se o resĆduo for produzido em casa, como sobras de comida e lixo do banheiro, a Comurg faz a coleta orgĆ¢nica em toda cidade, conforme cronograma prĆ©-estabelecido e divulgado no site da Prefeitura. Paralelamente, a coleta seletiva recolhe alumĆnios, plĆ”sticos, vidros e papel com cronograma fixado tambĆ©m no site.
O comerciante VirgĆlio da Rocha, 45 anos, mora hĆ” 25 anos na Rua 1.064, no Setor Pedro Ludovico, e sempre viu o descarte desses objetos nas adjacĆŖncias da sua residĆŖncia. āSofĆ”s, madeiras, galhadas e entulhos estĆ£o sempre na esquina. A Comurg retira Ć noite, e no dia seguinte, jĆ” Ć© possĆvel ver novos lanƧamentosā, lamenta.
Cena semelhante foi vista na Rua 200, no Setor Leste Vila Nova. Vera LĆŗcia, 69 anos, busca cuidar do seu espaƧo com esmero. āEstou sempre atenta e ligo para os órgĆ£os competentes para fiscalizar. SĆ£o vĆ”rios os fragrantes que presencioā, afirma.

Educação ambiental
A Comurg conta com equipes que orientam quanto Ć s boas maneiras de descarte de resĆduos. Os agentes percorrem ruas e avenidas e explicam sobre a forma correta de dispor do lixo, horĆ”rios, locais apropriados, e funcionamento dos ecopontos, da coleta orgĆ¢nica, seletiva e Cata-Treco.
Ainda, é feito alerta sobre os danos causados às vias públicas, ao meio ambiente e suas penalidades. Para o atendimento e fazer denúncias, a população pode acessar a Companhia, por meio do teleatendimento 3524-8555 e WhatsApp (62) 985968555.
āQuando o assunto Ć© limpeza, a responsabilidade Ć© de todos. Sozinho, o poder pĆŗblico nĆ£o alcanƧa 100% de eficiĆŖncia. Todos podem ajudarā, ressalta Alisson Borges.
Companhia de Urbanização de GoiĆ¢nia (Comurg) ā Prefeitura de GoiĆ¢nia