Maior navio da Marinha chega em São Sebastião com hospital de campanha para atender vítimas de temporal devastador
O maior navio da Marinha do Brasil chegou ao porto de São Sebastião (SP)na manhã desta quinta-feira (23) para auxiliar no atendimento aos sobreviventes do temporal devastador que atingiu o Litoral Norte de São Paulo durante o último fim de semana.
Segundo o último balanço da Defesa Civil Estadual, foram encontradas 49 pessoas mortas (48 em São Sebastião e uma em Ubatuba). Além disso, há ainda diversos feridos e pessoas que perderam suas casas e precisam de ajuda.
O navio saiu do Rio de Janeiro (RJ) por volta das 12h de quarta-feira com um hospital de campanha. A estrutura promete entregar até 300 leitos que reforçarão o atendimento médico às pessoas atingidas. O objetivo é também desafogar os hospitais da região, que priorizam casos mais graves.
Navio da Marinha do Brasil sendo carregado com mantimentos rumo a São Sebastião — Foto: Marinha do Brasil
A embarcação gigante, com 200 metros de comprimento (veja mais detalhes abaixo) levou à cidade 28 médicos de diversas especialidades. As principais que estarão disponíveis à vítimas são:
- ortopedista
- cirurgião geral
- anestesista
- cirurgião dentista
- farmacêutico
- clínico geral
- profissionais de enfermagem
- saúde bucal.
Além disso, o navio transportou também 180 fuzileiros navais com maquinários, que auxiliarão a Defesa Civil na desobstrução de vias e ações de resgate.
Navio da Marinha do Brasil sendo carregado com mantimentos rumo a São Sebastião — Foto: Marinha do Brasil
Estrutura do navio
Considerado o maior navio da marinha brasileira, o ‘Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico’ tem 200 metros de comprimento e capacidade total de transportar até 1,4 mil militares e 18 aeronaves.
Ele foi construído na cidade de Barrow-in-Furness, no interior da Inglaterra, em 1998. Antigamente conhecido como ‘HMS Ocean’, a embarcação serviu à Marinha Britânica por 20 anos e participou de operações da Otan na Guerra do Iraque e em ações humanitárias Ásia, Caribe e Oriente Médio.