Frente de Ações Urbanas da Prefeitura de Goiânia percorre 3,5 milhões de metros lineares com serviços de varrição e higienização em ruas e sarjetas, durante oito dias
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Frente de Ações Urbanas, percorreu mais de 3,5 milhões de metros lineares com atividades de varrição e higienização de ruas e sarjetas em oito dias. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) intensificou os trabalhos desde o lançamento da ação, dia 13 de março. A meta é alcançar o máximo de quilômetros de vias durante o reforço de limpeza, com expediente diário nos períodos diurno e noturno.
Na programação realizada no Setor Campinas, consta registro de 30 circuitos executados. Nas partes mais centrais da cidade, por exemplo, o percurso pode passar de 35. Na região do Vaca Brava, no Setor Bueno, 10 trechos são executados em um período. “A produção pode ser alterada em razão de fatores como o tipo de pavimentação, existência ou não de calçadas, estacionamentos, e, ainda, circulação de pedestres e veículos”, explica o presidente da Comurg, Alisson Borges.
Os setores Marques de Abreu, Jardim Goiás, Vila Nova, Jardim América, Jardim Ana Lúcia, Parque Santa Rita, Bairro Floresta, Bairro Rodoviário, Santa Genoveva, Rio Branco, Brisas do Cerrado, Vila Morais, são exemplos de locais por onde passaram equipes de varrição da Comurg durante a semana. “A atividade é essencial para a conservação da cidade e preservação da saúde da população”, reforça Alisson.
Além de equipes que participam da Frente de Ações Urbanas, há 2.950 rotas de varrição em Goiânia, que seguem cronograma diário ou de três vezes por semana, nos períodos diurno e noturno. Na programação, cada servidor varre, por dia, média de 3,6 mil metros lineares de sarjeta, sendo 1,8 mil metros de um lado e 1,8 mil metros do outro.
Força-tarefa
Lançada no dia 13 de março, pelo prefeito Rogério Cruz, a força-tarefa reúne mais de mil colaboradores da Comurg, Amma, Mobilidade, Saúde e Seinfra, na execução de serviços como reconstrução de bocas de lobo, pintura e recuperação de meio-fio, operação tapa-buraco, capina e limpeza de lotes. A Frente de Ações Urbanas é levada a todas as regiões da capital, semanalmente.
O presidente da Companhia destaca, ainda, que, com o início da estação outono, período em que há mais quedas de folhas, existe atenção redobrada em locais onde se concentram árvores que acumulam muitas ramagens horizontais e frondosas, como, por exemplo, pés de sete-copas. Nestes casos, todo resíduo da varrição é ensacado, recolhido pela coleta regular de resíduos domiciliares, e encaminhado para disposição final correta.
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia