Prefeitura de Goiânia constrói espaço destinado a eventos culturais no Setor Crimeia Oeste
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), constrói espaço destinado a eventos culturais no Setor Crimeia Oeste. O projeto de construção do Espaço Mestre Bimba é executado pela Seinfra, com recursos da própria prefeitura.
O nome dado ao projeto é uma homenagem ao capoeirista Manoel dos Reis Machado, mais conhecido como Mestre Bimba. Baiano de nascimento, é reconhecido como responsável pela difusão de manifestações culturais como o samba de roda e o maculelê, na Bahia. Chegou a Goiânia em 1973, e morreu no ano seguinte, vítima de derrame cerebral, aos 73 anos.
O projeto foi idealizado pelo mestrando em capoeira Jefferson Fagundes de Andrade, batizado de Takinha. Iniciado em 1º de março deste ano, o projeto prevê a construção de espaço em forma circular com área de 153 metros quadrados. A estrutura conta com fundação em concreto armado, pilares e estruturas de sustentação da cobertura em perfis metálicos, cobertura em telhas galvanizadas termoacústicas, piso em concreto desempenado e pintura em geral.
O Espaço Mestre Bimba será destinado a projetos sociais e apresentações artísticas e culturais, como catira, eventos musicais, ações com crianças deficientes, dentre outras atividades gratuitas. Localizada na Rua Ministro Guimarães Natal com a Rua Doutor João Alves de Castro, na Praça do Jacaré, no Setor Crimeia Oeste, a unidade deverá ser inaugurada no dia 14 de abril, com a presença do prefeito Rogério Cruz, secretários municipais e outras autoridades convidadas.
O prefeito Rogério Cruz destaca que o espaço cultural é um lugar onde as pessoas podem apresentar suas artes e talentos de forma livre, sem burocracia. “Toda a cidade ganha com a construção de um espaço como esse, onde o cidadão pode apreciar a riqueza de nossa cultura. Esse é mais um projeto que beneficia a sociedade e valoriza a nossa cultura”, destaca.
Titular da Secretaria de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira afirma que, a cada dia, Goiânia se torna cidade destaque na promoção de projetos culturais. “Homenagear Mestre Bimba é resgatar um pouco da história deste homem que ensinou, além da capoeira, sobre a valorização e preservação das manifestações culturais”, diz.
Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia