Por maioria, STF torna réus mais 250 acusados de envolvimento em atos golpistas de 8 de janeiro
Por 8 votos a 2, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta segunda-feira (8) tornar réus mais 250 acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro, quando foram depredadas as sedes do tribunal, do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional.
Todos os ministros votaram no plenário virtual da Corte, no julgamento da terceira leva de acusações da Procuradoria Geral da República. A votação termina às 23h59.
Com o encerramento de mais um bloco de julgamentos, até o momento, o Supremo decidiu pela abertura de ações penais contra 550 pessoas acusadas de participação nos atos antidemocráticos.
O tribunal avalia individualmente a situação de cada acusado, apresentando um voto para cada denúncia, apontando se há ou não indícios de crimes.
O voto do ministro Alexandre de Moraes – pela abertura das ações penais – foi acompanhado pelos ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux.
Divergiram em parte os ministros André Mendonça e Nunes Marques. Mendonça votou por rejeitar 200 denúncias contra pessoas que foram presas no acampamento em frente ao QG do Exército; e para receber as denúncias contra 50 pessoas que estavam na Praça dos Três Poderes.