Google lança campanha publicitária contra Projeto de Lei das Fake News
- O Google lançou no sábado (2) uma campanha publicitária conta o projeto de lei 2.630/2020, conhecido como PL das Fake News;
- De acordo com a companhia, o texto poderia “obrigar” a companhia a financiar notícias falsas;
- Segundo o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do projeto na Câmara, a companhia de tecnologia está abusando de seu poder econômico.
O Google anunciou no último sábado (2) uma campanha publicitária contra o projeto de lei 2.630/2020, chamado também de PL das Fake News.
Segundo a gigante das buscas, o texto poderia “obrigar” a companhia a financiar a desinformação. As chamadas big techs vêm fazendo duras críticas à proposta, assim como um forte lobby, na intenção de evitar com que ela avance.
Neste domingo (3), anúncios pagos pela companhia contra a PL das Fake News foram publicados em diversos veículos impressos brasileiros, como o Jornal O Globo, a Folha de São Paulo, o Estado de São Paulo e o Correio Braziliense.
A peça publicitária teria o objetivo de agradar veículos impressos, de forma a fazê-los ajudar na campanha das big techs, assim como estimular internautas a procurar deputados nas redes sociais para pedir a postergação do debate.
De acordo com o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do projeto na Câmara, a companhia de tecnologia está abusando de seu poder econômico fazendo chantagem explícita.
Na última quinta-feira (31), o Google anunciou um conjunto de ferramentas para combater notícias falsas espalhadas pela internet. No sábado (2), a multinacional celebrou o Dia Internacional de Checagem de Fatos.
*Com informações do Poder 360.