LORENA LOBO | Oftalmologista aplica nova técnica em Goiás para tratar presbiopia, a “vista cansada”
Especialista em cirurgia oftalmológica, Juliane Santos se especializou na técnica Presbyond, com experiência em Londres, na Inglaterra
A médica oftalmologista Juliane Santos tem usado o laser Pressbyond para tratar pacientes com presbiopia em Goiás desde 2021. O Pressbyond é um um laser que foi desenvolvido pelo Dr Dan Reinstein em parceria com a ZEISS e já está sendo usado na Europa desde 2009 com excelentes resultados. Ele é uma das melhores opções para quem busca ficar livre dos óculos multifocais ou dos óculos de leitura e ainda não tem catarata.
O procedimento é semelhante ao usado para tratar miopia a laser. O que difere, neste caso, é o tipo de laser. O Pressbyond reforça o foco para longe e intermediário no olho dominante, e para perto e intermediário no olho não dominante, promovendo uma visão otimizada. Isso permite que o Pressbyondrealize o rejuvenescimento da visão e permita que o paciente volte a ler sem o auxílio de óculos mesmo após os 40 anos de idade, fase em que a presbiopia ou a vista cansada se instala.
A partir dessa idade o cristalino, lente natural do olho, vai perdendo a elasticidade e o poder de mudar o grau naturalmente para longe e para perto. Para ler, é necessário que o cristalino mude seu formato, “aumentando o grau”. Portanto, se a lente natural perde essa capacidade, a pessoa passa a ter dificuldade de ver com nitidez objetos próximos como celular, livros, etc. É neste momento que o paciente começa a ter que usar óculos multifocais, para corrigir ao mesmo tempo a presbiopia e outros problemas de visão que o paciente já tinha antes, como miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Para se ter uma idéia da importância de cuidar da saúde ocular dos pacientes com mais de 40 anos , segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao MEC (Ministério da Educação) , a presença de alunos com mais de 40 anos cresceu 93,84% nas universidades brasileiras no período de 2011 e 2022. Atualmente, os estudantes com essa idade já representam 13,4% de todos os universitários do país. Esse número quase triplicou nos últimos 10 anos.
Em duas décadas, 57% da população em idade economicamente ativa no Brasil terá mais de 45 anos. Esse grupo estará no auge da fase produtiva, ávida por conhecimento, por conquistar espaço e crescer profissionalmente, porém é importante se atentar para um fato: apesar do mercado estar voltando os olhos para as pessoas com essa faixa etária, ainda existe discriminação devido a idade, conhecida como etarismo.
Por isso, essas pessoas buscam que a imagem pessoal reflita a jovialidade da mente através de tratamentos dermatológicos, odontológicos, cirurgias plásticas e até na forma de se vestir. Muitos não se sentem bem com o uso de óculos de leitura já que acreditam que eles estão associados à velhice, atrelando ainda a ideia de não acompanhar a tecnologia.
Experiência:
A Dra Juliane Santos tem se dedicado desde 2020 a estudar essa tecnologia a laser que trata a presbiopia, o PRESBYOND. Durante a pandemia, em 2020, Santos fez um curso online com o médico Dan Reinstein, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia em parceria com a Zeiss, empresa mundial líder em tecnologia nos setores da óptica e da optoeletrônica. Em apenas um ano, a oftalmologista já estava usando essa tecnologia para tratar os pacientes que desejavam ficar livres dos óculos de leitura.
Em 2023, a oftalmologista se encontrou pessoalmente com o médico durante o Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa (BRASCRS). O evento foi promovido pela Zeiss para profissionais que já utilizavam a técnica no Brasil. A partir disso, a médica foi para Londres, na Inglaterra, para vivenciar, durante dez dias, a experiência de perto. O objetivo era observar todos os detalhes de atendimento antes, durante e depois do laser e assim, aplicar o mesmo nível de excelência aqui em Goiânia.
“Tive a oportunidade de passar como paciente. Isso me levou a um nível ainda maior de análise da importância de cada detalhe da padronização de atendimento feita na London Vision Clinic. Os equipamentos do centro cirúrgico de Londres são os mesmos que temos aqui em Goiânia. Durante esses dez dias com o Dr Dan, observei todos os detalhes e aprimorei ainda mais minha técnica. A ideia é replicar aqui exatamente o que é feito em Londres pelo médico que desenvolveu a tecnologia e que tem mais 10 mil pacientes présbitas tratados com o laserPressbyond, entre eles muitos pacientes famosos. Meu objetivo é oferecer aos pacientes com mais de 40 anos uma alternativa segura, eficaz e precisa para a correção da presbiopia, deixando-os livres dos óculos para longe e perto”, comenta a oftalmologista.
Mini Currículo:
Juliane Santos é formada em medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em oftalmologia, reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A médica também possui sub especialização em córnea pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e doutorado em medicina na mesma Instituição.
Além disso, ainda conta com artigos publicados em importantes revistas nacionais e internacionais como Arquivos Brasileiro de Oftalmologia, Bristish Journal of Ophtalmology, IOVS, entre outros.
Serviço:
Oftalmologista Juliane Santos
Endereço: Hospital da Visão – R. 38, 300 – St. Marista, Goiânia – GO, 74150-240
Horário de Funcionamento: 08h às 20h.
Instagram: @doutorajuliane
Assessoria de Imprensa:
Palavra Comunicação
Contato: (62) 9 8162-4898 / (62) 9 9979-5256
@palavracomunicacao