Goiás

COMO CADASTRAR | Equatorial Goiás cadastra 80 mil famílias para ter desconto na conta de energia

Distribuidora desenvolve trabalho de busca ativa por clientes que se enquadram no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica

Goiânia, 17 de junho de 2023 – A Equatorial Goiás está desenvolvendo um trabalho de busca ativa por clientes que se enquadram nos critérios do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia. Em quase oito meses de atuação no Estado, a companhia já conseguiu aumentar em 80 mil o número de clientes cadastrados para receber o benefício. A previsão é de que este incremento injete R$ 120 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023.  

 

O gerente comercial da Equatorial Goiás, Jean Gama, destaca que as cidades com o maior número de clientes aptos e não inscritos são: Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso de Goiás, respectivamente. “Aproximadamente 540 mil famílias estão aptas a receber o desconto, mas ainda não se cadastraram”, afirma. 

 

Ele explica que muitas vezes o cliente imagina que não tem direito porque a renda familiar é inferior a meio salário-mínimo, mas é importante estar atento que o critério é de meio salário por pessoa da família e também não é necessário ser o titular da unidade consumidora para solicitar o benefício. “Estamos desenvolvendo uma série de ações de incentivo ao cadastro dos clientes aptos. Nos últimos meses temos realizado mutirões de atendimento em todo o Estado, com auxílio da nossa agência móvel, para que a população possa ter acesso a esse benefício. A Tarifa Social é uma oportunidade de destinar os recursos que iriam para o pagamento da conta de energia para outras áreas do orçamento doméstico, como compra de alimentos e outras necessidades básica”, comenta. 

 

O Tarifa Social é um programa do Governo Federal que concede descontos de até 65% na tarifa de energia. Para se cadastrar ou para manter o benefício é necessário ter o cadastro atualizado no CadÚnico e na distribuidora de energia; renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional; idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC); ou família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla), ou famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, com renda mensal, por pessoa da família, menor ou igual a meio salário mínimo.  

 

O programa dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Para quem consome até 30 quilowatts/ hora, a redução é de 65%; de 31 a 100 kWh/ mês, o valor fica 40% menor; de 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%. Já no caso de famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, os descontos são maiores, de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês; de 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês; e de 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.   

 

Saiba mais  

 

Para o cliente checar se já está incluído na Tarifa Social, basta verificar se na parte de cima da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda. Lembrando que a conta não vem zerada, já que na fatura não está incluído somente o consumo de energia, mas pagamento de impostos e iluminação pública, além de outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.  

 

Se o cliente não está incluído, mas está enquadrado nos critérios, basta acessar um dos canais de atendimento da companhia e apresentar os seguintes dados: número da unidade consumidora (número da instalação que consta na conta de energia), CPF, RG ou outro documento com foto, e número do NIS ou BPC. Os clientes aptos ao benefício, podem se cadastrar no Programa Tarifa Social, em qualquer uma das agências da Equatorial, espalhadas em todo o Estado, ou pelo Call Center 0800-062-0196. Não é necessário ser o titular da unidade consumidora para solicitar o benefício. 

 

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

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