GOIÂNIA | Prefeito Rogério inaugura espaço urbano revitalizado por meio do projeto Adote uma Praça
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, inaugurou mais um espaço urbano revitalizado em parceria com a iniciativa privada por meio do projeto Adote uma Praça, na noite desta sexta-feira (25/8), na Vila Rosa, Região Sudoeste da Capital. A Praça 21 de Setembro foi apadrinhada pelas empresas Louly Caixe, Trinus CO e Três Incorporadora, que, além de instalarem uma série de atrativos para o público, ficarão responsáveis pela manutenção do local pelos próximos três anos.
“É o que eu costumo dizer, o poder público não consegue fazer nada sozinho. A parceria com a iniciativa privada é muito importante, porque, além de gerar economia para o município, existe agilidade na hora de realizar alguma intervenção necessária. Sem sombra de dúvidas, é um grande ganho para a população”, disse Rogério Cruz, durante a inauguração.
A Praça 21 de Setembro tem cerca de seis mil metros quadrados e, após as obras de requalificação, ganhou um novo calçamento, seguindo as normas de acessibilidade, área de convivência, playground e áreas de contemplação. Também foram instaladas duas quadras de areia, academia ao ar livre, pet place e uma horta comunitária. Além disso, o espaço possui 28 vagas de estacionamento e toda a iluminação do local foi trocada, com a instalação de novos postes e luminárias. Foram investidos R$ 400 mil pelo grupo de empresas.
O diretor da empresa Louly Caixe, Caio Caixe, elogiou o programa da Prefeitura e ponderou que a parceria permite que a iniciativa privada invista diretamente no bem público, trazendo agilidade para o processo. “A empresa privada tem menos burocracia do que o poder público. Ela não depende de uma licitação. Então, quando você adota uma praça como essa, é possível colocar o recurso diretamente, de forma rápida, trazendo benefício para a população. É uma injeção direta na veia de recursos da empresa privada no bem público”, explicou.
Raphael Rocha, diretor da empresa Três Incorporada, revelou que o grupo alocou verbas que seriam destinadas ao marketing de um empreendimento na adoção da praça. “Nós enxergamos potencial para ser explorado. Procuramos a Prefeitura e, por meio do programa, adotamos a praça. Realizamos a revitalização completa e isso possibilitou uma transformação da região. Aqui deixou de ser apenas uma rotatória e passou a ser de fato utilizada pela população”, disse.
O titular da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Valfran Ribeiro, explicou que as empresas que adotam os espaços ficam responsáveis pela instalação de benefícios, bem como pela manutenção do local por um prazo determinado, que pode ser expandido.
“O projeto tem uma importância muito grande. Neste caso, as empresas que adotaram a praça, implantaram os equipamentos e irão realizar a manutenção pelos próximos três anos, podendo ainda ser renovado. Então, sem dúvida é a redução desse custo é algo muito positivo para o município”, afirmou o secretário.
Projeto
Lançado em agosto de 2019, o programa Adote uma Praça é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia que prevê a celebração de parcerias entre a administração municipal e pessoas físicas e jurídicas com o objetivo de promover a revitalização e/ou a manutenção de espaços públicos na Capital.
Desde o lançamento, cerca de 20 espaços já foram adotados por parceiros da gestão municipal, como a Torre do Relógio e o Coreto da Praça Cívica, a Praça Burle Marx, no Setor Nova Suíça, e a Praça Maria Henriqueta Peclat, no Setor Aeroporto. De acordo com o secretário Valfran Ribeiro, três novas praças adotadas pelo programa estão em fase final de intervenção, enquanto novas propostas de apadrinhamento são analisadas pelo município.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia