Sai ranking dos 5 carros mais econômicos vendidos no Brasil
Apesar de a gasolina ter baixado de preço, ainda está cara, por isso, saber quais são os carros mais econômicos vendidos no Brasil é importante. E sites especializados buscam montar esse ranking a cada ano.
Coordenado pelo Inmetro, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) organizou um ranking que ajuda o motorista a decidir qual o carro mais econômico em diversos aspectos. E a A tabela ainda antecipa alguns lançamentos.
Para a criação do ranking, o PBEV considerou informações sobre eficiência energética, consumo, autonomia e emissão de gases de todos os carros de passeio, picapes e utilitários a venda. Também entraram na lista o itens: preço do veículo, economia de combustível e conforto, além da beleza, claro.
Ranking dos carros mais econômicos vendidos no Brasil
Na tabela de 2023, três modelos tem o melhor consumo energético, todos elétricos da categoria subcompacto: Renault E-KWID, Fiat 500E e o Caoa Cherry Icar EQ1.
Dentre os veículos elétricos médios e grandes, os destaques ficaram por conta dos modelos Chevrolet Bolt, Peugeot E-2008 GT e os modelos da BYD D1/D2 180EV.
Já nas categorias SUV, destacam-se os estreantes BYD Yuan Plus 310 EV e Donfeng Seres, ambos elétricos.
A análise
Para os especialistas, o Renault Kwid se destaca pela eficiência energética de 1,36 MJ/km (energia necessária para fazer o veículo andar por 1 km), percorrendo 15,3 km em área urbana com gasolina e 10,8 km com etanol.
Em seguida vem o Peugeot 208 Like MT, que pode chegar a 14,7 km em área urbana com gasolina e 10,4 km com etanol (eficiência energética de 1,37 MJ/km).
Depois, o vem o Chevrolet Onix Plus, que faz 9,5 km com álcool em área urbana e 13,6 km em área urbana com gasolina, eficiência energética de 1,40 MJ/km.
Em quarto e quinto lugares, Polo e Fiat Cronos.
A pesquisa
O estudo é feito há 15 anos, observando 747 modelos e versões de carros em circulação no país.
Também foram analisados 68 modelos elétricos (VE) e 48 Plug-in (VEHP), os chamados carros híbridos que funcionam com motor a combustão interno e outro elétrico.
De acordo com o Inmetro, a tabela pode sofrer algumas alterações durante todo o ciclo, que é de um ano. Você pode conferir a lista completa neste link.
Preço dos combustíveis
Depois do preço absurdo no governo passado, e da sequencia de quedas no novo governo, no último dia 15, a Petrobras anunciou reajuste nos preços da gasolina e do diesel.
Em média, houve um aumento de 16,3% do valor da gasolina e de 25,8% do diesel.
O impacto foi direto nas bombas dos postos de combustíveis. Em algumas cidades, o litro da gasolina ultrapassou os R$ 6.
Com o reajuste, há alterações nas projeções de inflação, de deve subir nos próximos dois meses e também para o IPCA fechado de 2023.
Esses aspectos também influenciam nas alterações de preço cobrado no mercado automobilístico.
Veja os 5 carros mais econômicos vendidos no Brasil:
Com informações de carros.com e O Globo