DÓRIS COSTA | Grupo Gestar Vidas do HEMNSL participa de roda de conversa com pediatra
Encontro na unidade de saúde do Governo teve o objetivo de orientar sobre os cuidados necessários com o bebê, além de tirar dúvidas referentes ao parto, aleitamento materno e como se preparar para receber o recém-nascido em casa _
Durante a gravidez surgem muitas dúvidas, principalmente para as mães que estão na primeira gestação. Para esclarecer e sanar as dúvidas e inseguranças das gestantes, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), durante o oitavo encontro do grupo Gestar Vidas, ocorrido na quinta-feira (24/08), promoveu uma roda de conversa com a pediatra Marina Oliveira.
Recepcionadas pelas assistentes sociais Lourdes Maria e Tammy Lopes, as gestantes lotaram o auditório da unidade para aproveitarem o máximo o momento com a pediatra Marina. Surgiram muitas dúvidas: como identificar o choro do bebê, qual o jeito de dar o banho, a maneira correta de dar a mamada, o que fazer se o bebê engasgar, entre outras questões. A médica alertou sobre os cuidados com a alimentação do bebê, importância do leite materno; a higiene – como deve ser o banho do recém-nascido; os cuidados com o umbigo; a posição da criança dormir no berço – sempre de barriga para cima – para evitar a síndrome da morte súbita; como proceder se o bebê engasgar, entre outras orientações.
Marina também explicou sobre a questão do banho de sol, que hoje não é mais recomendado a exposição direta para crianças com menos de seis meses e após essa idade, a exposição solar deve ser controlada e ainda deve fazer uso do protetor solar. A médica falou da importância da comunicação entre os pais e o pediatra. “A mãe deve consultar o pediatra antes mesmo do bebê nascer. Além de tirar dúvidas, estabelece um vínculo de confiança com o profissional. Importante levar o bebê ao pediatra, para a primeira consulta, logo nos três primeiros dias após a alta hospitalar para avaliar o ganho de peso”, destacou a médica.
Maternidade mais tranquila
O encontro garantiu mais tranquilidade às gestantes. “Foi muito bom os esclarecimentos. Pude tirar várias dúvidas, o que me deu mais tranquilidade. Gosto de participar desse grupo, por aprender sempre que venho aqui”, pontuou Mariana Chaves, de 24 semanas de gravidez, à espera de sua primeira filha. “Mesmo esperando meu sexto filho, ainda tinha muitos questionamentos. Gosto muito desse apoio que recebemos aqui na maternidade. Com as orientações, me sinto mais segura e tranquila”, avaliou Antônia Martins, de 36 semanas de gestação, toda feliz por ter ganhado uma banheira no sorteio.
Marilane Correntino (texto e fotos)