LÍVIA BARROS | ABOR-GO realiza nesta quarta em Goiânia a campanha: “Sorriso não tem idade” 40,50, e 60+
A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial – Seção Goiás (ABOR-GO), em comemoração ao Dia do Ortodontista, realizará no próximo dia 20 de setembro, um encontro para conscientizar o público 40, 50 e 60+ sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal nessas faixas etárias da vida, no edifício Órion Business Health e Complexo.
A entidade visa reunir grande concentração de profissionais especialistas para informar e conscientizar as pessoas, que muitas vezes são leigas quanto ao tratamento, e que é possível a todos, independentemente da idade. Com uma estrutura montada no local, o público irá receber brindes e material explicativo relacionados à prática clínica, a pesquisa científica e a odontologia baseada em evidências.
A professora aposentada, Lucimeire Batista de Sousa é uma dos inúmeros pacientes que procuraram ortodontistas associados a ABOR e tiveram seus problemas solucionados.
Para quem deseja participar da campanha, basta dirigir-se ao Órion, onde acontecerá o evento, que terá uma equipe de profissionais capacitados para atender a população levando informações sobre saúde bucal e bem-estar.
Campanha Sorriso não tem idade
O 40, 50 e 60+ são os públicos escolhidos para a campanha deste ano, porque segundo os coordenadores parte das pessoas que estão nessas idades têm condições de tratar da saúde bucal, mas não possuem conhecimentos dos benefícios e prevenção que o tratamento pode lhe trazer. Entre essas vantagens estão o alinhamento dos dentes para facilitar a higienização, prevenção de doenças periodontais mais graves e até perdas dentárias.
A progressão de problemas periodontais apresenta relação com problemas ortodônticos, gerando impacto de severidade da má oclusão na qualidade de vida relacionada à saúde oral. Segundo a presidente da associação, Neide Almeida, o intuito da campanha é informar a essas pessoas sobre essa série de desconfortos que as doenças periodontais causam e também reforçar que existe solução para elas. “Dentes desalinhados podem dificultar a higienização podendo levar ao maior acúmulo de tártaro e doença periodontal. As pessoas podem e devem cuidar da saúde bucal, independente da idade”, diz.
Ela ainda ressalta que o foco principal da campanha é contribuir com a melhoria da saúde ortodôntica da população, por meio de programas educativos e preventivos. “Nosso objetivo é informar à população que hoje está com mais de 40, 50, ou 60+, que não é tarde para se tratar e se cuidar. O tratamento ortodôntico abrange os pacientes que se encontram nessas faixas etárias, proporcionando lhes o posicionamento adequado dos dentes para que tenham uma melhor higienização, como também proporcionando uma reabilitação adequada como uso de implantes e próteses se necessário”, destaca Almeida.
Mais sobre a Associação
A entidade está presente no mercado há 30 anos, e ao longo desse período, a instituição tem buscado sempre o aperfeiçoamento dos profissionais que são sócios a zelar pela ética e respeito aos pacientes, oferecendo cursos e capacitações para os profissionais especialistas e pós-graduando. Atualmente, a associação conta com 120 profissionais cadastrados.
Segundo a organização da associação, para se tornar um filiado o profissional precisa ser um especialista da área e estar inscrito no Conselho Regional de Odontologia (CRO).