Goiânia

ALESSANDRA CÂMARA | Unialfa realiza exposição de artes no shopping Perimetral Open Mall

A exposição Ressocialização e Cidadania reúne obras dos detentos do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia

O Perimetral Open Mall recebeu nesta terça-feira, dia 10 de outubro, a exposição Ressocialização e Cidadania, que conta com obras de artes feitas pelos detentos durante as oficinas de ressocialização da Polícia Penal de Goiás no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, que reúne aproximadamente 300 detentos. O projeto é realizado em parceria com o Centro Universitário Alves de Faria (Unialfa).

A mostra contou com quadros, tabuleiros de xadrez, mesas, estantes de brinquedoteca, brinquedos pedagógicos, entre outros artigos. A exposição, que foi aberta ao público, tem como principal objetivo mostrar à sociedade como é feito o trabalho de ressocialização e busca destacar a importância das oficinas e os benefícios que elas promovem a toda comunidade.

Os itens em exposição não estavam à venda, todas as peças produzidas são direcionadas a instituições de caridade por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e de associações de bairro.

A Polícia Penal e os alunos do curso de Direito da Escola de Direito Alfa Educação estiveram presentes para explicar aos participantes o que é a ressocialização no estado de Goiás, como foi a experiência de ir ao complexo prisional conhecer a estrutura, como funciona o trabalho dos presos que participam das oficinas e a importância de cada uma delas. O projeto foi desenvolvido a partir da disciplina extensionista de Sociologia e Antropologia Jurídica.

Para estruturar a exposição, foram realizadas entrevistas com os goianienses para saber qual o nível de conhecimento acerca da ressocialização, ocasião que permitiu a percepção de que a maioria das pessoas desconhecem a existência desses projetos em Goiás e o seu funcionamento.

Com o desenvolvimento do projeto, espera-se contribuir para que a sociedade entenda os procedimentos previstos na lei de execução penal para o encarceramento, cumprimento da pena visando a reintegração dos custodiados à sociedade, bem como a responsabilidade do Estado neste processo, revelando ações realizadas pelo sistema que promovam dignidade e possibilidade de exercer direito à uma cidadania novamente.

Além disso, é possível que os alunos sejam capazes de apurar o senso crítico e reflexivo das normas jurídicas, percebendo a importância do direito e de seus operadores junto ao sistema penitenciário, bem como a responsabilidade de compartilhar saberes e construí-los a partir de um diálogo com a sociedade.

Serviço

Exposição Ressocialização e Cidadania

Abertura: 10 de outubro, às 8 horas

Local: Perimetral Open Mall (Av. Perimetral Norte, n. 3673, Vila João Vaz, Goiânia, GO)

Entrada franca

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo