Saiba como visualizar eclipse lunar que ocorre neste sábado; fenômeno será visível em partes do Brasil
Visibilidade deve variar dependendo da região e de onde o satélite estará no momento em que for coberto pela sombra da Terra
Este sábado terá um eclipse lunar parcial, que poderá ser visto em algumas regiões do país. Segundo o Observatório Nacional, uma parte da Lua será encoberta durante o fenômeno, considerado o maior do tipo até 2025. Diferentemente do Sol, neste tipo de eclipse é permitido olhar direto para o satélite.
Segundo o portal “Time and Date”, o eclipse deste sábado poderá ser visto na Europa, Ásia, Austrália, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Antártica.
No Brasil, a maior parte do fenômeno ficará visível durante a fase penumbral, quando a Lua está coberta pela sombra mais clara da Terra.
Isso significa que as mudanças na coloração do astro devem ser pouco perceptíveis a olho nu. Alguns locais do leste do país, como Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, conseguirão ver o eclipse parcial, com a Lua sendo coberta pela sombra mais escura do planeta.
O que é um eclipse lunar?
Um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham no espaço, e a sombra do planeta é projetada no satélite. Conforme explicado pela astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, há dois tipos de sombra: a penumbra e a umbra. A primeira é uma sombra clara, que ainda recebe a luminosidade solar.
— Já a umbra é a sombra escura que não tem mais nenhuma luminosidade do Sol. Quando a Lua vai entrando nesta sombra temos o eclipse parcial. Quando está totalmente mergulhada na umbra ocorre o eclipse total da Lua — disse ela.
Neste sábado, a Lua irá “mergulhar” totalmente na penumbra, mas apenas 6% de sua superfície será coberta pela umbra, resultando em uma pequena porção do satélite que ficará “mordido”.