Forças terrestres de Israel estão dentro de Gaza, confirma porta-voz do Exército
Militares israelenses entraram no norte do território durante a noite, "estão no terreno e continuam os combates"
As forças terrestres israelenses estão dentro de Gaza, após terem entrado no território pelo norte durante a noite de sexta-feira (27), disse o porta-voz do Exército, Daniel Hagari, na manhã de sábado (28).
Israel “entrou na Faixa de Gaza e expandiu a operação terrestre onde participam infantaria, unidades blindadas e de engenharia e artilharia com fogo pesado”, disse Hagari durante uma coletiva de imprensa em Tel Aviv.
“As forças estão no terreno e continuam os combates”, disse sem dar mais detalhes.
As palavras do porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmam que a operação militar passou por uma expansão significativa após o que havia descrito anteriormente como dois “ataques direcionados”, que ocorreram na noite de quarta (25) e quinta-feira (26).
Após ambos os ataques, as forças terrestres se retiraram após algumas horas.
No entanto, não parece que esteja ainda em curso qualquer grande ofensiva terrestre destinada a tomar e manter quantidades significativas do território.
Hagari disse que o Exército não sofreu baixas nos combates durante a noite e acrescentou: “Continuamos a fazer tudo para manter as nossas forças seguras.”
O porta-voz das FDI disse que os moradores de Gaza que se mudaram para o sul de Wadi Gaza, uma via que corta o centro da faixa, estavam em uma área que ele chamou de “espaço protegido” e receberiam mais alimentos, água e remédios hoje, embora ele não tenha dado quaisquer detalhes.
Hagari também reiterou o seu apelo para desconsiderar os rumores de um acordo de reféns com o Hamas, chamando de uma medida cínica do grupo que visa promover o que chamou de “terror psicológico”.
“Trazer os reféns para casa é o maior esforço nacional. E todas as nossas atividades operacionais são direcionadas para a concretização deste objetivo”, disse ele.
Morte de comandante do Hamas
As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram neste sábado (28) que um ataque com caças matou Asem Abu Rakaba, um dos chefes de operações aéreas do Hamas que teria ajudado a planejar o ataque de 7 de outubro.
Rakaba teria comandado integrantes do Hamas que invadiram Israel usando parapentes, além de ter sido responsável por ataques com drones contra postos dos militares israelenses, segundo a nota das FDI.
“Abu Rakaba foi responsável pelos UAVs, drones, parapentes, detecção aérea e defesa do Hamas”, pontuou o comunicado nas redes sociais.
Expansão de operações terrestres
Além da intensificação de bombardeios contra a Faixa de Gaza, as Forças de Defesa de Israel afirmaram na sexta-feira que estão “expandindo as operações terrestres”.
O anúncio foi feito pelo porta-voz das FDI, contra-almirante Daniel Hagari também na sexta-feira (27), após um foguete disparado pelo Hamas ter atingido um prédio residencial em Tel Aviv e provocado um incêndio.
As tropas israelenses estão “operando com força” em todas as frentes, a fim de cumprir seus objetivos na guerra com o Hamas, e “continuarão atacando a Cidade de Gaza e apelando aos civis para evacuarem o sul”, disse Hagari.
*com informações da Reuters