Muito quente? Veja 7 dicas para ajudar a dormir melhor no calor
Tem como dormir melhor no calor durante a onda quente que atinge o Brasil nesta semana. Um estudo holandês descobriu que os distúrbios de sono crescem 24% 11% à medida que a temperatura sobe em ambientes internos como no quarto da gente.
Cientistas da Universidade de Seul, na Coréia do Sul, também descobriram que o aumento do consumo de remédios indutores do sono está associado à elevação da temperatura.
Mas calma, tem algumas saídas para dormir melhor. Entre elas, tomar banho frio, se manter hidratado durante todo o dia e manter janelas abertas para facilitar a ventilação no ambiente. Veja as 7 dicas abaixo.
7 Dicas para dormir melhor no calor
Há soluções simples para você conseguir dormir melhor nesse calorão, mesmo sem ter ar condicionado no quarto.
Siga o passo a passo e depois conta pra gente:
1. Tome banho frio antes de dormir: tomar um banho gelado antes de dormir ajuda a reduzir a temperatura do corpo. Você viu acima que reduzindo a temperatura corporal, o sono vem mais rápido, certo?
2. Mantenha o ambiente fresco: deixe as janelas abertas, isso facilita a ventilação. Se tiver, deixe o ventilador ou o ar-condicionado ligado. Mas desligue logo ao acordar porque esse último pode ser um vilão na conta de energia.
3. Mantenha o ambiente umidificado: durante as altas temperaturas é importante manter o ar do ambiente umidificado. Uma dica é espalhar toalhas molhadas e recipientes com água no quarto, isso ajuda umidificar o ar e traz alívio para pessoas com problemas respiratórios.
4. Use roupas leves para dormir: dê preferência para roupas bem fresquinhas, ou apenas roupas íntimas para dormir. Pijamas pesados e que esquentam não ajudam nessa hora.
5. Copo com água ao lado da cama: antes de dormir, um bom copo de água geladinho pode aumentar a sensação de frescor. Ajuda mais se você colocar um pouquinho de hortelã, que torna a bebida mais refrescante e ajuda a induzir ao sono. Só não beba muito para não ir toda hora ao banheiro.
6. Evite exercícios físicos durante a noite: para evitar subir muito a temperatura do corpo antes de dormir, prefira exercícios físicos até no finalzinho da tarde. Caso não tenha jeito e a atividade tenha que ser feita no período noturno, prefira ambientes refrigerados.
7. Não use celulares ou tablets na hora de dormir: as telas emanam calor e o ambiente pode esquentar por conta delas. Evite também carregadores perto da cama, eles ajudam a esquentar ainda mais o quarto.
Com informações de O Globo.