Quem é José Mauro Coelho, 3º presidente da Petrobras no Governo Bolsonaro
O químico industrial foi secretário no Ministério de Minas e Energia;
José Mauro tem doutorado em Planejamento Energético pela UFRJ;
Política de preços da Petrobras é um dos desafios do cargo.
Assumindo o lugar do general general Joaquim Silva e Luna, demitido em março, Jose Mauro Ferreira Coelho deve se tornou, nesta 5ª feira (13), o 41º presidente da Petrobras e o 3º do governo Jair Bolsonaro (PL). De abril de 2020 a outubro de 2021, o químico industrial foi secretário do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia.
No currículo de José Mauro consta formação pela Faculdade Reunidas Professor Nuno Lisboa, especialização em Ciências dos Materiais pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), mestrado em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) além de doutorado em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
O Novo presidente da estatal, atuava desde de 2020, como presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. (PPSA), a estatal responsável por gerir a participação da União em contratos de óleo e gás.
No segmento de petróleo e gás, José Mauro lecionou em cursos de graduação e pós-graduação em diversas universidades públicas e privadas em disciplinas relacionadas ao setor de petróleo e gás natural até 2007, quando ingressou na EPE (Empresa de Pesquisa Energética). Na organização prestadora de serviços ao Ministério de Minas e Energia, o executivo fez carreira até 2020, chegando, inclusive, ao cargo de diretor.