Não tiramos poder do STF, diz autor da PEC que limita a Corte
Senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) afirma que o texto aprovado é equilibrado e que não há “intenção de represar” o Supremo
O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), autor da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 8/2021, que limita decisões monocráticas em Cortes superiores, afirmou que o texto aprovado no Senado Federal é equilibrado e que não tira “um milímetro do poder” do STF (Supremo Tribunal Federal). As declarações foram dadas em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.
“Não sei por que estão fazendo um cavalo de batalha tão grande nisso. Não há, pelo menos da minha parte, nunca houve, e acho que nem da parte do senador Rodrigo Pacheco, nenhuma intenção de represar [o STF]“, disse o congressista.
Oriovisto também falou que propôs a PEC em 2019, quando o “clima era completamente diferente do de hoje” e que não tem nenhum motivo para “fazer represália contra o Supremo”. “Eu bato palma para a maioria das ações do Supremo. Acho um pouco estranhas essas reações. Mas cada um entende de um jeito”, afirmou o senador.