Entenda as obras de reordenamento viário executadas no Setor Marista; veja como ficou o tráfego
Reordenamento conta com retirada de terceiro tempo semafórico, sentido único de circulação e restrição de estacionamento em alguns pontos para garantir mais fluidez no trânsito da região
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), concluiu as obras de reordenamento viário executadas no Setor Marista. O novo modelo estudado por cerca de cinco meses conta com semaforização, incluindo a retirada de terceiro tempo semafórico, sentido único de circulação e restrição de estacionamento em alguns pontos para garantir mais fluidez no trânsito da região.
“A determinação é que a Mobilidade trabalhe para facilitar a vida das pessoas na cidade, por isso os estudos são realizados para que todas as regiões sejam impactadas com melhorias”, destaca o prefeito Rogério.
A engenharia de trânsito da Mobilidade possui convicção técnica em relação às melhorias propostas para um dos setores mais adensados da capital, com alto índice de construções verticais, comércios, além de ser um polo gastronômico que intensifica a procura local em horário de pico.
“Entendemos que neste primeiro momento o condutor não está habituado, mas trabalhamos com comunicação em todas as esferas: imprensa, redes sociais, faixas aéreas, aplicativo de navegação e monitoramento dos agentes de trânsito da Mobilidade. É claro que para o sucesso, os motoristas devem respeitar a nova sinalização vigente, ou seja, não obstruir a nova faixa que foi gerada com a retirada do estacionamento”, explica o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.
Marcelo lembra ainda que a região foi monitorada por drones nos horários mais críticos, o que permitiu comprovar que o tráfego fluiu e está fluindo conforme previsto no estudo técnico. “Goiânia vem crescendo de forma considerável nos últimos anos, são centenas de prédios residenciais sendo construídos, por isso, é necessário que se pense em medidas para destravar o trânsito, e o Marista é um exemplo”, diz o titular da Mobilidade.
População aprova melhorias
O agropecuarista e morador do bairro Olímpio Jaime afirma que já consegue perceber o ganho de tempo nas vias do setor. “Ficaram excelentes. Hoje percebo que de fato há mais fluidez. Geralmente eu ficava muito tempo parado para chegar ao meu destino final, e hoje consigo fazer o percurso em menos tempo. Precisávamos dessas intervenções por ser uma região com grande fluxo de veículos devido aos comércios e residências”, aponta o morador.
As melhorias também foram aprovadas pelo motorista de aplicativo Jeferson Castilho, que dirige com bastante frequência pelo Marista, principalmente em horários de pico. “Cerca de duas ou três vezes por dia passo pela região e sempre encontro trânsito pesado. Hoje percebo que apesar do tráfego permanecer intenso, fico menos tempo parado. Ou seja, ganho mais tempo nas viagens. Isso é bom para mim e para o passageiro”, conta.
Veja como ficou o trânsito na região
Sentido único de circulação
• Alameda Dom Emanuel (continuação da Rua 146) – Entre a Rua 1128 e Avenida 136: Sentido Sul/Norte
• Rua 1127 – Entre a Rua 137 a Rua 1128: Sentido Norte/Sul
• Rua 148 – a partir da Rua 139 a Avenida 136: Sentido Norte Sul
• Rua 137 – A partir da Rua 148 até o cruzamento da Rua 146: Sentido Oeste/Leste
• A partir do cruzamento da Rua 146, a Rua 137 tem sentido duplo de circulação
Retirada de terceiro tempo semafórico
• Avenida 136 x Rua 1127
Retirada do semáforo e implantação de rotatória
• Rua 137 x Rua 146
Implantação de semáforos
• Rua 139 x Rua 146
• Rua 139 x 148
Restrição de estacionamento
• Rua 141 – a partir da Rua 145 até o cruzamento com a Avenida 85: Restrição de ambos os lados
• Rua 1127 – entre a Rua 137 e Avenida 136: Restrição de ambos os lados
• Alameda Dom Emanuel (continuação da Rua 146) – entre a 1128 e Rua 137: Restrição de ambos os lados