Moraes emite novos mandados de prisão contra bolsonaristas no exterior; PF quer extradição de Oswaldo Eustáquio e Allan dos Santos
A Polícia Federal (PF) quer viabilizar a extradição dos blogueiros Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, afirmam fontes ligadas à investigação. Os pedidos devem ser feitos com base nos crimes de ameaça a policiais e corrupção de menores.
Allan e Eustáquio já são considerados foragidos da justiça brasileira. Mesmo assim, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a determinar a prisão os dois. Desta vez, dentro da investigação que apura ataques à Corte e a delegados da PF.
No caso de Eustáquio, o pedido deve ser feito ainda nesta quarta-feira (14), para autoridades da Espanha, onde o blogueiro está foragido. Os agentes federais também vão acionar as autoridades americanas onde está Allan dos Santos.
O governo brasileiro retomou os pedidos de extradição de Dos Santos durante o governo Lula e chegou a reforçar o pedido para autoridades americanas, mas não houve resposta. Além dos blogueiros, o senador Marcos Do Val (Pode-ES) é investigado no mesmo inquérito e foi alvo de mandado para apreensão de passaportes.
A defesa do senador Marcos Do Val afirma a retenção do passaporte diplomático do senador “carece de fundamentação legal e idônea”.
Os advogados alegam que “a decisão se soma à sequência de outras que, além de terem violado garantias fundamentais do senador Marcos do Val enquanto cidadão investigado, que não possui qualquer circunstância, ou antecedente que o desabone; também violam direitos inerentes ao exercício do mandato de Senador da República, impedindo Marcos do Val de exercer plenamente o mandato”.