Goiânia

Aumento recorde de condomínios horizontais aquece setor de materiais de construção, em Goiânia

Dobra o número deste tipo de moradia em 12 anos e a capital bateu novo recorde em lançamentos de novos condomínios fechados ano passado. Com a entrega dos lotes, e obra que não acaba mais

Mais de 1,7 milhões de domicílios estão dentro de condomínios horizontais no Brasil, segundo dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 e este número cresceu 76% nos últimos 12 anos conforme a comparação com o censo anterior, de 2010. Em Goiânia, o aumento foi maior que o dobro no mesmo período: 124%.

Após este período, a capital registrou um novo recorde em lançamentos de condomínios horizontais, em 2023. foi o maior número dos últimos cinco anos, conforme aponta pesquisa encomendada pela Associação dos Desenvolvedores Urbanos do Estado de Goiás (ADU) e do Sindicato dos Condomínios Imobiliários de Goiás (Secovi Goiás). Foram lançados 42 projetos com um total de 10.296 unidades em Goiânia e Região Metropolitana. O número só ficou atrás de 2019.

O aquecimento do segmento está refletindo diretamente e de maneira positiva no setor de materiais de construção de alto padrão. “Por reunir aspectos muito valorizados pelo goiano, como a segurança, proximidade com a natureza e a liberdade, a casa em condomínio horizontal tornou-se uma aspiração para a família goiana, onde ela concretiza o seu desejo de ter espaço agradável e confortável para seu núcleo”, comenta Robson Soares, integrante do conselho de família do Grupo Soares, que atua há quase 60 anos no segmento de materiais da construção.

Justamente para atender esta demanda crescente em Goiânia, o Grupo Soares inaugurou uma marca premium exclusiva para a fase de acabamentos da obra, a Essence Acabamentos. Situada na Rua 1.137, do Setor Marista, a loja traz pisos, revestimentos, metais e outros itens que são tendência no cenário da arquitetura e construção. A primeira loja da Essence foi inaugurada no começo deste ano em Jataí, onde também as construções de alto padrão estão em alta, impulsionadas pelo agronegócio.

“Este é o momento onde a família imprime sua personalidade e estilo na construção, torna-a humanizada, com o seu jeito. Por isso, é uma fase especial, em que cada detalhe é importante. Foi para atender este momento que lançamos nossa nova marca”, complementa.

Custo e opções

A fase de acabamentos representa também o maior peso no custo de uma obra. “Ela vai custar pelo menos 30% de todo o orçamento, podendo chegar a 45%, dependendo das escolhas”, calcula Robson Soares.

Por outro lado, complementa a arquiteta e head das lojas Essence Acabamentos, Fernanda Ferreira, os acabamentos estão entre os que mais evoluíram no universo dos materiais de construção, trazendo novidades, que não só evidenciam novas tendências estéticas, mas podem gerar redução de custos com produtos de melhor qualidade, com maior durabilidade e facilidade de aplicação.

De acordo com a arquiteta, entre os materiais mais almejados estão os pisos em porcelanatos com tamanhos cada vez maiores, além de texturas que reproduzem com perfeição mármores e granitos. “São peças que conferem a sensação de mais amplitude para a casa, justamente por necessitarem de menor uso de rejunte. E, em alguns casos, podem ser usados para ser tampo de mesa, revestir bancadas em razão de sua beleza e alta qualidade”, diz.

Tintas com novas texturas também encantam clientes e arquitetos. Um exemplo de inovação são as tintas que tem o efeito nuage. “Ele é inspirado na delicadeza das nuvens, trazendo mais suavidade e sofisticação para o ambiente”, detalha a head da rede Essence Acabamentos. Além disso, as cubas são diferenciais, com soluções inteligentes e novos materiais e formatos, como metais e pedras. Um exemplo é a linha de cubas para cozinha, Tramontina, que além do design diferenciado, que permite otimizar o aproveitamento do espaço, é feita com aço 403 e com válvulas mais modernas, o que também confere alta qualidade ao produto. Já na linha de banheiros, as cubas que com material que reproduzem pedra natural estão entre as mais pedidas”, revela ela.

 

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo