Goiânia

HEMNSL realiza encontro do grupo Gestar Vidas para acolhimento e orientação

A unidade busca garantir assistência médica e psicológica, promovendo confiança e bem-estar para que cada mulher vivencie a gestação de forma mais tranquila e segura

A maternidade é uma experiência de aprendizado contínuo, e nenhuma mulher nasce sabendo todos os detalhes que envolvem a gestação. Pensando nisso, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), promoveu na quinta-feira, 17 de outubro, o terceiro encontro do grupo de gestantes, criado para esclarecer dúvidas e oferecer apoio emocional durante a gravidez. O evento busca preparar as futuras mães para essa fase, proporcionando um espaço para troca de experiências e aprendizado.

Durante o encontro, cujo tema foi “Aspectos emocionais na gestação”, a psicóloga Viviane Ferro abordou os aspectos emocionais dessa fase, destacando a montanha-russa de sentimentos que acompanha esse período. “Tornar-se mãe não é apenas uma consequência natural da gestação e do parto. É um processo de construção, que envolve muitas adaptações físicas, hormonais e emocionais”, explicou a psicóloga.

Viviane ressaltou que sentimentos como alegria, medo, ansiedade e insegurança são normais e, em muitos casos, surgem simultaneamente, em alta intensidade. Essa mistura de emoções é comum porque cada gravidez é única, e as expectativas e incertezas sobre o bebê podem gerar ansiedade na mulher. A especialista enfatizou a importância de a mulher não guardar suas preocupações para si mesma, incentivando o diálogo com o parceiro, amigas ou com sua rede de apoio. “Pedir ajuda profissional também é válido sempre que necessário”, frisou.

Segurança

Esses encontros semanais proporcionam bem-estar e acolhimento às gestantes, fazendo com que elas se sintam mais seguras. “Este suporte que encontro aqui é muito importante”, avaliou Ana Cristina Ferreira, com cinco semanas de gravidez. “Com a ajuda dos profissionais aqui da maternidade, nos sentimos mais seguras”, pontuou Maria Raimunda Silva, grávida de 35 semanas.

Ao final do encontro, as participantes ganharam brindes para contribuir com o enxoval do bebê. “O nosso papel é proporcionar informação e suporte emocional ao grupo de gestantes, ajudando as futuras mães a fortalecerem o vínculo com seus bebês e a lidarem de maneira saudável com os desafios que surgem ao longo do caminho”, destacou a assistente social Lourdes Maria.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo