Pokes: leves para aproveitar a temporada de primavera/verão em Goiás
Conheça opções dessa iguaria de origem havaiana de paladar refrescante
Originário do Havaí, o poke é uma opção que une frescor e sabor em um prato leve e saudável. Tradicionalmente, ele combina cubos de peixe cru marinados com ingredientes frescos como arroz, algas e uma variedade de molhos que realçam os sabores naturais dos ingredientes.
O nome ‘poke’ vem do verbo também haviano, que significa ‘cortar em pedaços’, refletindo a simplicidade e autenticidade de sua preparação, que conquistou o mundo e chegou ao Brasil com força, tornando-se uma escolha popular, especialmente entre aqueles que já gostavam da culinária oriental e os que buscam refeições equilibradas e nutritivas.
Nos últimos anos, o poke ganhou um destaque no Brasil, especialmente em estações mais quentes, como a primavera e o verão, quando a combinação dos ingredientes frescos e tropicais é ainda mais apreciada. O aumento do consumo de fast food saudável, que inclui pratos como poke, reflete uma tendência crescente dos brasileiros. De acordo com relatórios de consumo em 2024, o mercado de fast food saudável, como o poke, está em expansão, com um aumento significativo na demanda de pedidos via delivery, que atingiu um crescimento de 46% no último trimestre. Essa tendência é puxada especialmente por consumidores jovens que buscam refeições frescas e personalizáveis, uma característica forte do poke (Kantar).
A Hapoke, referência quando se fala em poke no Brasil, traz um menu cheio de opções para quem quer curtir refeições leves, sem abrir mão do sabor e da variedade.
A Hapoke ainda permite que você crie seu próprio bowl, começando com opções a partir de R$ 42,90. Oferece seis tipos de bases diferentes, que vão desde o tradicional arroz gohan até opções mais leves como mix de folhas ou linguine de cenoura e pepino, além das proteínas as proteínas, que incluem desde os clássicos salmão e atum até alternativas como mix de cogumelos ou camarão cozido. É possível escolher até cinco acompanhamentos, com opções como abacaxi, manga, sunomono e tomate cereja. Para dar aquele toque final, você pode adicionar até quatro ingredientes extras, como chips de banana da terra ou castanha caramelizada, e finalizar com dois molhos especiais, que vão do tradicional tarê à inovadora maionese de maracujá.
Sobre Hapoke
Criada em 2021 em Pernambuco, o Hapoke, hoje com mais de 50 unidades distribuídas em 13 estados brasileiros, é uma franquia do tradicional poke havaiano e se consagrou no formato dark kitchen, atendendo pedidos para delivery e retirada no balcão, além de algumas unidades que oferecem espaço físico. O Hapoke oferece entradas, wraps e diversas opções de poke, além da opção de montar o próprio poke, em que o cliente escolhe desde a base com proteína e os acompanhamentos, até os molhos e adicionais. Operando como franquia desde 2020, a rede faz parte do Grupo Harō, que também administra outras marcas de sucesso, sendo elas Haro Sushi, The Roll, Redwok, Mango Salad e Tio Parma, com a opção de investimento que permite ao empreendedor a operação das seis marcas do grupo em um único ponto.