Sandro Mabel eleito prefeito de Goiânia e Leandro Vilela vence em Aparecida
Ambos vencedores obtiveram apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do vice-governador Daniel Vilela (MDB)
Com 97,44% das urnas apuradas, Sandro Mabel (União Brasil) com 55,55% dos votos válidos está eleito prefeito de Goiânia numa virada histórica contra seu adversário Fred Rodrigues (PL) com 44,45%.
Mabel governará a capital de Goiás pelos próximos quatro anos, a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Leandro Vilela (MDB) vence com 63,60% dos votos válidos em Aparecida de Goiânia contra Professor Alcides (PL) que obteve 36,40%.
Análise
Mabel, que venceu a disputa em Goiânia, de ponta a ponta desde o início da apuração das urnas, contou com apoio intenso do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do vice-governador Daniel Vilela (MDB) durante todo período eleitoral.
No segundo-turno, Caiado e Daniel intensificaram a presença ao lado de Mabel e Leandro Vilela em carreatas e ‘corpo a corpo’ com eleitores em todas as regiões da capital e em Aparecida.
Com a vitória de Mabel em Goiânia, e de Leandro Vilela (MDB) em Aparecida de Goiânia, o nome de Caiado chega com relevância para concorrer ao Palácio do Planalto em 2026. É a primeira vez na história do estado que o candidato apoiado pelo governador vira no segundo-turno em Goiânia.
E a vitória contundente do emedebista Leandro Vilela em Aparecida, segundo maior colégio eleitoral do estado, igualmente fortalece ambos os projetos políticos de Caiado como candidato de direita para concorrer à presidência da República e de Daniel Vilela como sucessor ao governo de Goiás em 2026.
Numa espécie de queda de braço, a força política de Caiado venceu o bolsonarismo em Goiás. A única cidade relevante que o PL de Bolsonaro venceu em Goiás foi em Anápolis – com Márcio Correa superando o candidato do PT Antônio Gomide.
Com isso, espera-se que o cenário político nacional reforce a capilaridade política de Caiado, credenciando ao governador mais bem avaliado do país uma gestão que pode ser considerada e projetada como modelo para o país.