Notícias

Exército anuncia 7 mil oficiais para GLO na Cúpula do G20

Ministro José Múcio Monteiro disse que últimos detalhes estão sendo definidos

O Exército Brasileiro informou que prepara 7 mil oficiais para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) prevista para a Cúpula do G20 em novembro no Rio de Janeiro. Na tarde desta terça-feira, o secretário de Segurança Pública do Rio disse que haverá uma GLO para a Cúpula do G20.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse que a decisão ainda não está tomada, mas que a tendência é de que haja uma GLO. “Os últimos detalhes estão sendo definidos. A dimensão da GLO e o que ficará sob responsabilidade do governo federal e estadual”. O Exército, porém, antecipou-se à decisão final e já contabiliza o efetivo que será utilizado.

A conta de 7 mil oficiais é estimada a partir da soma de oficiais que atuam na 4ª Brigada de Infantaria de Montanha que fica em Juiz de Fora, da Brigada de Infantaria Paraquedista do Rio, da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada e da Artilharia Divisionária 1.

Além dessas repartições, também devem ser deslocados oficiais da aviação, cibernética, artilharia antiaérea e defesa química e bacteriológica. O modelo utilizado será semelhante ao das Olimpíadas de 2016 no Rio e da Copa de 2014, mas de forma reduzida, tendo em vista que a Cúpula dura menos dias. O Comando Militar do Leste conduzirá as ações.

Será a segunda GLO do governo Lula 3. Em novembro, o governo editou uma GLO que autorizou militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira (FAB) a atuarem no combate ao tráfico de drogas e de armas em portos e aeroportos do país.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo