Prêmio nacional de inovação em políticas públicas vai para Goiás
Reconhecimento veio pelo programa Sukatech, que destaca Goiás como referência em inclusão digital e inovação para o interesse público na área de tecnologia e sustentabilidade
O Goiás Social venceu o Prêmio Enap de Inovação no Setor Público com o programa Sukatech, iniciativa de recondicionamento de computadores e inclusão digital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O anúncio foi feito na última quinta-feira (31), durante a Semana da Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. O programa ficou em 1º lugar na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas.
“Mais uma vez, Goiás é referência nacional. Desta vez, com esse programa que, além de inovador, é realizado com total transparência e faz uma diferença real na vida de quem vive em vulnerabilidade social, trabalhando aquilo que prezamos muito dentro do Goiás Social, que é exatamente dar oportunidades e ferramentas para que as pessoas possam romper com o ciclo da pobreza e ter a sua própria autonomia”, diz a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
O Prêmio Enap, reconhecido nacionalmente, valoriza há quase três décadas equipes de servidores que atuam de forma inovadora para o bem público. Além do seu reconhecimento, o Sukatech ainda será incorporado ao banco de soluções inovadoras da Enap, servindo de inspiração para servidores e gestores públicos em todo o Brasil.
“Concorremos com mais de 80 projetos de todo o país, sendo avaliados por critérios como inovação, resultados, impacto para o cidadão e transparência. O Sukatech é um programa inovador que beneficia a população e ajuda a dar novas oportunidades no mercado para pessoas de baixa renda que querem entrar na área de tecnologia. É um prêmio que carimba ainda mais o padrão Ronaldo Caiado de qualidade dado ao governo estadual”, avalia o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação José Frederico Lyra Netto.
Para o gerente de Difusão de Ciência e Tecnologia da Secti, Thiago Angelino, a conquista é um marco para o estado e representa o esforço de uma equipe dedicada ao compromisso com a inovação e inclusão digital em Goiás. “Esse prêmio é de todo o estado de Goiás. Desde 2021, o Sukatech tem conquistado resultados expressivos, e essa vitória é o reconhecimento do trabalho incansável que fizemos”, afirma.
Desde 2021, o programa Sukatech já recolheu quase 670 toneladas de lixo eletroeletrônico, recondicionando mais de 1.980 computadores e encaminhando o restante para reciclagem. Os computadores são doados a pessoas de baixa renda que ainda não têm acesso ao equipamento. O programa também atua com cursos gratuitos de Informática Básica, Robótica e Montagem e Manutenção de Computadores, e já certificou 1.585 pessoas, além de impactar 11.646 jovens com campanhas educacionais voltadas para a sustentabilidade.