Goiânia

Gestão Rogério Cruz diz que foram investidos 24,26% de recursos próprios na área da saúde nos primeiros oito meses de 2024

Dados foram divulgados pelo secretário de Saúde, Wilson Pollara, em audiência pública realizada nesta quarta-feira (30/10), na Câmara Municipal de Goiânia. Percentual representa R$ 343 milhões a mais que o previsto em lei

O secretário de Saúde de Goiânia, Wilson Pollara, participou de audiência pública na Câmara Municipal para prestação de contas do primeiro e segundo quadrimestres de 2024, como previsto na Lei Complementar 141/2012.

Entre os dados apresentados, o secretário mostrou que, em 2024, a Prefeitura de Goiânia aplicou 24,26% de recursos próprios na área da saúde, bem acima do percentual mínimo de 15% da arrecadação estabelecido na Constituição Federal para ações em serviço público de saúde. Percentual representa R$ 343 milhões a mais que o previsto em lei.

“Desde o início, a gestão do prefeito Rogério sempre fechou o ano com mais de 20% da arrecadação aplicados na saúde, sempre esteve acima do mínimo estabelecido por lei. Ele se preocupou em buscar melhorias para a assistência prestada à população, apesar dos grandes desafios”, afirmou o secretário.

A aplicação das verbas da secretaria é concentrada em cinco programas principais: fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde; fortalecimento da atenção primária com a contratação de mais profissionais e melhoria das unidades de saúde; ampliação do atendimento em média e alta complexidade com a qualificação e contratação de mais profissionais e prestadores; qualificação das ações de vigilância em saúde e fortalecimento das ações de assistência farmacêutica.

Pollara exibiu dados da produção hospitalar e pré-hospitalar, da atenção à saúde mental e vigilância em saúde. Conforme mostrado, de janeiro a agosto de 2024, o município realizou 378 auditorias, sendo que 90,5% junto a prestadores.

No mesmo período, Goiânia computou 45,3 mil internações hospitalares de residentes na capital. Em atenção primária à saúde foram 5,7 milhões de atendimentos e na urgência 130,5 mil. Na atenção psicossocial foram 45,1 mil atendimentos ambulatoriais e 1,7 mil internações para tratamento.

Já na produção de serviços na média e alta complexidade Goiânia realizou 7,4 milhões de procedimentos. Em vigilância em saúde foram 32,9 mil ações de promoção e prevenção à saúde e finalidade diagnóstica.

A qualificação das unidades de saúde, também fez parte da apresentação do secretário. Um total de 15 unidades passaram por completa revitalização nos oito primeiros meses de 2024, e há quatro em andamento. Ao final da audiência, o secretário respondeu questionamentos feitos por parlamentares e representantes de entidades de classe.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo