BC e Google lança, Pix por aproximação; entenda
Função foi regulamentada no início de agosto; inicialmente, nova tecnologia estará disponível apenas para usuários de Android
O Banco Central (BC) anunciou o lançamento do Pix por aproximação. A modalidade permite que o consumidor realize transferências ao aproximar o celular da máquina de cartão. Inicialmente, a nova tecnologia estará disponível apenas para usuários de Android. Não há previsão para o uso em outros sistemas. O anúncio aconteceu em evento conjunto do BC com o Google, no escritório da empresa, em São Paulo (SP).
A função havia sido regulamentada no início de agosto deste ano, quando foi anunciada que a implementação seria obrigatória a partir de novembro. A obrigatoriedade da nova modalidade será gradual. A partir de novembro, instituições que realizarem 99% das operações de iniciação de pagamento serão obrigadas a oferecer a funcionalidade. Já as demais instituições, o prazo estabelecido será janeiro de 2026.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou durante o evento de lançamento que a agenda de inovação do BC deve continuar com o futuro presidente, Gabriel Galípolo.
O presidente do BC espera que mais pessoas comecem a utilizar o Pix com a nova tecnologia. Segundo Campos Neto, em pesquisa realizada pelo BC, cerca de 30% das pessoas consultadas afirmaram não utilizar o Pix com tanta frequência pela burocracia de abrir o aplicativo dos bancos. O entendimento do BC é de que a facilidade da aproximação, como já acontece com os cartões, irá atrair novos usuários.