Mundo

RÚSSIA 🇷🇺 Putin recorda triunfo da Segunda Guerra para pedir vitória na Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, evocou nesta segunda-feira (9) a memória do heroísmo soviético na Segunda Guerra Mundial para exortar seu exército à vitória na Ucrânia.

Dirigindo-se a fileiras maciças de militares na Praça Vermelha no 77º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista, Putin condenou o que chamou de ameaças externas para enfraquecer e dividir a Rússia, e repetiu argumentos familiares que ele usou para justificar sua invasão — que a OTAN estava criando ameaças logo em seguida. às suas fronteiras.

Ele se dirigiu diretamente aos soldados que lutam na região de Donbas, no leste da Ucrânia, que a Rússia prometeu “libertar” de Kiev.

“Defender a pátria quando seu destino está sendo decidido sempre foi sagrado”, disse ele. “Hoje você está lutando por nosso povo em Donbas, pela segurança da Rússia, nossa pátria.

Mas seu discurso de 11 minutos, no dia 75 da invasão, foi amplamente notável pelo que ele não disse.
Ele não mencionou a Ucrânia pelo nome, não fez nenhuma avaliação do progresso na guerra e não deu nenhuma indicação de quanto tempo poderia continuar. Não houve menção à sangrenta batalha por Mariupol, onde os defensores ucranianos escondidos nas ruínas da siderúrgica Azovstal ainda estão desafiando o ataque da Rússia.
Putin comparou repetidamente a guerra – que ele descreve como uma batalha contra perigosos nacionalistas “nazistas” na Ucrânia – ao desafio que a União Soviética enfrentou quando Adolf Hitler invadiu em 1941.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que é a Rússia que está encenando uma “reencenação sangrenta do nazismo” na Ucrânia.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo