Governo Federal investirá em estradas rurais para impulsionar o agronegócio
Proner: meta de desempenho do programa: 3 mil km de estradas rurais por trimestre

O governo federal lançou o Programa Nacional de Estradas Rurais (Proner) para recuperar e ampliar as estradas vicinais, essenciais para o escoamento da produção agropecuária e integração de comunidades rurais. A meta é abrir 10 mil km de estradas por ano, com recursos provenientes do orçamento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e emendas impositivas.
O Proner visa alcançar uma média nacional do Índice de Condição da Malha do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de 60% até 2030. O programa também pretende melhorar as condições de mobilidade no campo, facilitando o acesso a serviços essenciais como educação, saúde e comércio.
“A boa logística é fundamental para que os alimentos cheguem com qualidade e preço justo à mesa da população”, afirmou o ministro Carlos Fávaro. A implementação do programa será conduzida pela Subsecretaria de Orçamento, Planejamento e Administração do Mapa, com a participação de órgãos públicos, entidades privadas e parceiros internacionais.
As metas de desempenho incluem a ampliação de 3 mil km de estradas rurais a cada trimestre, com monitoramento por meio de avaliações periódicas. Os estados e municípios precisarão firmar acordos com o governo para receber os valores, apresentando projetos de expansão e recuperação de estradas.
O Proner foi estruturado com base no Modelo Lógico de Políticas Públicas e Programas, visando alinhar os recursos disponíveis às demandas do setor produtivo e das comunidades locais. Com o programa, o governo pretende fortalecer a competitividade do agronegócio brasileiro e levar mais desenvolvimento para as regiões interioranas.
_______________
*Texto publicado e editado, parcialmente, sob supervisão jornalística, utilizando de ferramentas de Inteligência Artificial para objetivar, resumir de forma imparcial, conteúdo de órgãos de gestão da administração pública.
*Fontes:
Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
Índice de Condição da Malha do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
Diário Oficial da União (DOU)