BRASIL 🇧🇷 Em entrevista, Bolsonaro ignora conflitos no campo envolvendo indígenas
O presidente participou de entrevista a um canal do Grupo Bandeirantes nesta segunda-feira (6)
Na conversa, Bolsonaro afirmou que conflitos entre indígenas e fazendeiros estão acabando
No entanto, indígenas ainda são maioria no número de vítimas de violência no campo
Ontem (6), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que conflitos entre indígenas e fazendeiros estão acabando. A declaração foi dada em uma entrevista ao canal AgroMais do Grupo Bandeirantes de Comunicação. O vídeo já conta com mais de 78 mil visualizações no canal do YouTube do presidente.
Conflitos por terras
“Cada vez mais nós estamos estimulando os indígenas a plantarem em suas áreas, ou seja, acabou-se, devagar foi se acabando o conflito índio fazendeiro”
Presidente Jair Bolsonaro (PL), durante entrevista realizada nesta segunda-feira (6) ao canal AgroMais.
Segundo dados da CPT (Comissão Pastoral da Terra), no entanto, dos mais de 1.200 casos de conflitos por terra registrados em 2021, 318 foram direcionados a indígenas. Do total, 267 foram de autoria de fazendeiros.
Made with Flourish
Made with Flourish
De acordo com o relatório Conflitos no Campo Brasil 2020 da CPT, cerca de 72% das famílias vítimas de invasão de terras eram indígenas, totalizando 58.327 casos. O dado representou um aumento em relação aos dois anos anteriores. Em 2019, essa porcentagem havia sido de 67%, com 26.621 casos. Em 2018, foram registrados 14.757 casos contra indígenas, o que representou 50%.
Violência contra indígenas
Outro dado coletado pela CPT, identificou que dos 804 casos de violência contra a pessoa em conflitos no campo, identificados em 2021, 221 vitimaram indígenas. Deles, ao menos 8 foram praticados por fazendeiros.