BRASIL 🇧🇷 Bolsonaro pode ter ‘driblado’ grampo da PF em Milton Ribeiro com app, diz delegado
Revelação de conversa foi feita por Ribeiro à filha
No entanto, não há registro da ligação de Bolsonaro ao ex-ministro
STF decidirá se investiga o presidente
A ligação feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao ex-ministro da Educação Milton Ribeiro para alertar sobre os avanços da Operação Acesso Pago pode ter sido realizada por um aplicativo que permite driblar interceptações telefônicas, afirmou o delegado federal Bruno Calandrini.
A conversa entre ex-ministro e presidente foi mencionada por Ribeiro à filha, em conversa interceptada pela Polícia Federal (PF), mas não há registro.
“Hoje o presidente me ligou? Ele tá com um pressentimento novamente, que eles podem querer atingi-lo através de mim, sabe?”, disse o ex-ministro à filha. “Ele [Bolsonaro] acha que vão fazer uma busca e apreensão em casa.”
Calandrini enviou um parecer à Justiça Federal, no qual avalia que o telefonema “tenha acontecido por meio de aplicativos de internet como, por exemplo, o WhatsApp”. O sistema de criptografia de mensagens desses aplicativos protege conversas e as ligações não podem ser captadas por grampo telefônico.
Em certo momento, a filha afirma na ligação que está usando um “celular normal”, ao que Ribeiro responde: “Ah é? Ah, então depois a gente se fala”.