Notícias

ELEIÇÕES 🗳 Pesquisa Datafolha: Lula tem 51% entre os jovens de capitais, contra 20% de Bolsonaro

  • Pesquisa Datafolha com recorte entre os jovens aponta ampla vantagem de Lula
  • Petista tem 51% das intenções entre pessoas de 16 e 29 anos nas capitais, contra 20% de Bolsonaro
  • O atual presidente lidera no quesito rejeição, com 67% dos entrevistados dizendo que não votariam nele

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o candidato preferido de metade da população jovem que vive nas capitais estaduais do país para aeleição presidencial deste ano. Foi o que mostrou uma pesquisa divulgada pelo Datafolha na manhã desta quarta-feira (27)

De acordo com o resultado, o petista tem 51% das intenções de voto entre os entrevistados, contra apenas 20% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) aparece na terceira posição, com 12%. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

A pesquisa entrevistou pessoas de 16 a 29 anos de 12 capitais do Brasil, entre os dias 20 e 21 de julho. Foram ouvidos 935 jovens em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém.

O resultado é semelhante ao obtido em uma pesquisa anterior, divulgada em junho pelo Datafolha, na qual 54% dos entrevistados entre 16 e 24 anos diziam que votariam em Lula. Bolsonaro tinha 24%, enquanto Ciro aparecia com 10%.

Também como em praticamente todas as outras pesquisas, os outros candidatos aparecem bem abaixo. No recorte do Datafolha divulgado nesta quarta, André Janones (Avante) tem 2%, enquanto Simone Tebet (MDB), Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) somam 1%. Os outros nomes na disputa não pontuaram.

O resultado da pesquisa espontânea, que não apresenta uma lista de candidatos ao entrevistado, traz Lula com 41%. Bolsonaro aparece com 17% e Ciro vem na sequência, com 3%. Neste cenário, 25% dos entrevistados disseram que não sabem em quem votarão. Outros 13% afirmaram que o voto será branco ou nulo.

Entre as mulheres jovens nas capitais, a vantagem de Lula é ainda maior: 58%, contra 16% de Bolsonaro e 10% de Ciro. Entre os homens, o petista tem 44%, seguido dos 24% do atual presidente e dos 14% do pedetista.

Em uma simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 61% neste recorte, enquanto o presidente tem 27%.

Rejeição de Bolsonaro

Bolsonaro só lidera quando o quesito é a rejeição entre os jovens. Entre os entrevistados, 67% disseram que não votam no candidato do PL de jeito nenhum. Lula vem na sequência, com 32%.

A avaliação do atual governo também não é boa, com 55% dos jovens avaliando o trabalho do presidente como ruim ou péssimo. Outros 31% acreditam que a atuação é regular, enquanto 13% avaliou como boa ou ótima.

Qual a data das Eleições 2022?

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, um domingo. Já o segundo turno – caso necessário – será disputado no dia 30 de outubro, também um domingo.

Veja a ordem de escolha na urna eletrônica nas Eleições 2022

  1. Deputado federal (quatro dígitos)
  2. Deputado estadual (cinco dígitos)
  3. Senador (três dígitos)
  4. Governador (dois dígitos)
  5. Presidente da República (dois dígitos)

 

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo