‘Rússia é um estado terrorista’: Zelensky é aplaudido de pé no parlamento inglês
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez um forte discurso ao Parlamento Inglês na tarde desta terça-feira (8), e foi aplaudido de pé, ato que é proibido no local. Durante a fala, o líder da Ucrânia pediu para que a Rússia, de Vladimir Putin, seja considerada um “estado terrorista”.
Zelensky também agradeceu o apoio do primeiro-ministro Boris Johnson e pediu que ele faça mais sanções, além de “garantir que os céus ucranianos estejam seguros”.
Em um trecho do discurso, feito por videoconferência, o presidente citou William Shakespeare. “Posso lhe dar uma resposta definitiva: definitivamente deve ser”, declarou.
Zelensky ressaltou ainda que esta é uma guerra que a Ucrânia não começou e não desejava. “No segundo dia começamos a lutar contra ataques aéreos. Quando as forças russas exigiram que entregássemos nossas armas, ainda sim continuamos lutando”, ponderou.
Reino Unido enviará mais de R$ 1 bilhão
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou nessa segunda-feira (7) um novo pacote financeiro de auxílio à Ucrânia. Ele enviará 175 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 1,16 bilhão) ao país que está sendo atacado pela Rússia.
Em pronunciamento, Johnson considerou que esse é o momento para “os amigos da Ucrânia criarem uma aliança de apoio humanitário, econômico e militar de defesa, para garantir que Putin falhe em sua invasão catastrófica”.