Goiás

ESTADO 🏙 Em Goiás, metade das mulheres de 50 a 69 anos está com mamografia em atraso

O diagnóstico de câncer não é fácil, mas os avanços tecnológicos e científicos têm ajudado as mulheres a enfrentar a doença com menos desgaste da saúde e com mais chances de cura. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), a população feminina de 50 a 69 anos no estado soma 699.625. Apesar das campanhas de conscientização, há um déficit de goianas que precisam realizar o exame, chegando à quase metade (349.812 mulheres). 

A ação em prol da saúde contra o câncer de mama é contínua, mas ganha destaque no mês em que se celebra tradicionalmente o chamado “Outubro Rosa”. Na rede pública goiana, as cidades mais distantes do estado recebem periodicamente um carretas equipadas com mamógrafos e também um consultório de coleta de material citológico que previne o colo de útero. A indicação para o exame nas mamas é entre 50 e 69 anos de idade, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer  (INCA) e Ministério da Saúde.

Uma das estratégias de combate à doença é a realização do exame preventivo de mama para início do tratamento precoce, o que tornou o equipamento mais presente em todo o estado. A rede pública de saúde em Goiás concentra quase metade dos mamógrafos de Goiás, com 107 dos 248 no Sistema Único de Saúde (SUS). A média de mamografias por mês foi de 36.474  até julho deste ano, no ano passado foi de 48.114 e no ano anterior chegou a 29.247.

 

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo