Goiânia

Rogério Cruz abre oficina que discute Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia, e defende “investimentos para dar respostas às demandas dos goianienses”

Oficina, que ocorre nesta sexta-feira (04/11) e sábado (05/11), discute propostas e coleta contribuições da sociedade civil para a construção do PlanmobGyn. Prefeito destaca que levantamento feito com população vai guiar política de investimentos nas áreas de infraestrutura e mobilidade urbana

O prefeito Rogério Cruz abriu, na manhã desta sexta-feira (04/11), a oficina “A participação social e o processo dinâmico de construção do Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia”, promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), na Faculdade SENAI Fatesg, no Setor Universitário.

“Participação social é a palavra-chave deste projeto. Esse é o sentimento que temos ao dividir com a sociedade civil a responsabilidade de construir um projeto que reflita a realidade de quem vive em nossa cidade”, assegurou o prefeito.

Rogério Cruz destacou, em sua fala, que um dos principais desafios das cidades é concentrar esforços para propor políticas que melhorem a mobilidade. E citou a realização da pesquisa “Por onde você anda?”, que coletou contribuições dos cidadãos.

“Esta pesquisa foi um pontapé inicial para a construção de uma Goiânia dinâmica, cuja proposta é ambiciosa e tem a preocupação de dar respostas às diversas situações vivenciadas pelos goianienses”, observou Cruz, ao frisar que o levantamento vai guiar política de investimentos nas áreas de infraestrutura e mobilidade urbana.

Segundo o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro, o PlanmobGyn está na fase de diagnóstico com foco na Pesquisa “Origem e Destino”, ou seja, a etapa preliminar ao texto final.

“Nosso objetivo é criar políticas de mobilidade urbana com o intuito de reduzir as desigualdades da população em relação ao direito de ir e vir, e, assim, garantir a todo o cidadão o direito de acessar a cidade de forma justa e digna”, afirmou o titular da Seplanh.

O secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, apontou que o trabalho da atual gestão, na área de mobilidade, foca na segurança dos mais frágeis, e visa o aumento do número de ciclovias e ciclofaixas.

“Quando intervimos no Jardim América e na Região da 44 pensamos nas ciclovias e ciclofaixas, para promover a integração da cidade e garantir a segurança das pessoas. Essa é uma visão da gestão”, argumentou Horácio Mello.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo