Acordo entre Acieg e cidade chinesa abre mercado para produtos goianos
Termo de cooperação entre Jinan e Acieg foi assinado em reunião no Palácio do Planalto
A Acieg formalizou nesta terça-feira (2/7) termo de cooperação com a cidade chinesa de Jinan, província de Shangdong. O acordo foi assinado pelo vice-presidente Thiago Falbo durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília.
A iniciativa do prefeito de Jinan, Yu Haitian, é criar um intercâmbio cultural, turístico e econômico com os estados de Goiás e Bahia, com o apoio do Governo Federal. Goiano, o secretário executivo do Ministério de Relações Institucionais, Olavo Noleto, participou da reunião.
A partir dessa parceria com a prefeitura de Jinan e com o Grupo de Desenvolvimento da Cultura, Turismo e Negócios de Jinan, a Acieg e seus associados passam a ter suporte para vender produtos brasileiros ao mercado chinês e para a realização de missões empresariais para a China.
Em seu discurso, Falbo destacou que a atuação da Acieg na promoção de negócios entre os dois países é histórica. “Em 2024, Brasil e China celebram 50 anos de relações diplomáticas. Há exatos 31 anos, a Acieg realizou a primeira missão oficial para o mercado chinês. Só no ano passado, participamos de duas missões que trouxeram grandes negócios para Goiás e para o Brasil”, afirmou.
Além do termo de cooperação, a Acieg apresentou a Feira Internacional de Comércio Exterior do Consórcio Brasil Central (Ficomex 2024) para a delegação chinesa. O evento que acontece em agosto pretende reunir expositores de diversos países, inclusive da China.
Também participaram da reunião representantes do Ministério da Cultura, do Governo da Bahia e da Câmara dos Deputados, além do diretor de Comunicação da Acieg, Leandro Coutinjo, e diversas autoridades do governo de Jinan.